Na encantadora vila costeira da Ericeira, a Casa do Bonfim revela-se como um verdadeiro refúgio de verão, onde o design se alia à serenidade dos dias longos e à beleza natural da região. Assinado pelo estúdio RIMA, este projeto de interiores transforma um apartamento de linhas modernas e construção recente num espaço caloroso, onde cada detalhe evoca a leveza e o conforto de uma casa de férias feita à medida.
Projeto: RIMA Interior Design Studio / Fotografias: DR / segundo memória descritiva
Localizada na vila costeira da Ericeira, a Casa do Bonfim é um projeto de decoração com assinatura do estúdio RIMA, que celebra a leveza dos dias de verão e o conforto de uma casa de férias pensada ao detalhe. Para dar vida a este apartamento de construção nova, marcado, originalmente, por linhas modernas e paredes brancas, a RIMA privilegiou materiais naturais, texturas sobrepostas e uma paleta de cores suaves e acolhedoras.


A madeira, presente em todo o projeto, ajuda a aquecer o espaço e a torná-lo mais convidativo, enquanto os têxteis em camadas trazem uma sensação de conforto despojado — essencial numa casa de férias. Neste projeto altamente personalizado, houve um cuidado especial na seleção de peças de origem portuguesa, como lençóis, toalhas e loiças, não só pela sua qualidade e autenticidade, mas também como forma de homenagear o contexto local e criar uma ligação mais orgânica entre a casa e a vila que a acolhe.



A sala, onde a vista para o mar é a grande protagonista, foi desenhada em torno desse ponto focal. O sofá em L permite usufruir da paisagem e, ao mesmo tempo, assistir televisão, enquanto um banco corrido junto à janela multiplica os lugares de sentar e enquadra a paisagem. Para equilibrar a leveza da paleta cromática, foram introduzidos apontamentos mais escuros, como o aparador preto, os cestos na parede ou a secretária em madeira, conferindo profundidade e contraste ao espaço.




Já na zona de jantar, além de uma generosa mesa em madeira maciça, foi integrada uma secretária de linhas clássicas e elegantes, pensada para funcionar como zona de trabalho sem interferir na estética do espaço. Mesmo a cozinha, que não foi alvo de intervenção estrutural, foi suavemente integrada através da escolha cuidadosa de acessórios para a bancada, e de arrumação aberta para transformar um canto outrora subaproveitado, num agradável espaço de bar.






No quarto principal, a parede com textura mineral serve de pano de fundo a uma cabeceira em rattan acompanhada por mesas de cabeceira em madeira clara. A cama convida ao descanso, vestida com camadas de têxteis em linho e algodão. As cores são suaves e envolventes — brancos, beges, azuis e verdes criam uma atmosfera serena e profundamente acolhedora.




Já o segundo quarto foi desenhado a pensar nos filhos do casal. As duas camas de solteiro foram feitas por medida, com cabeceiras forradas num padrão de riscas que dialoga com o papel de parede vegetalista, numa combinação delicada, elegante e original. A paleta cromática mantém-se clara, mas ganha profundidade com os apontamentos mais escuros das almofadas, da mesinha em nogueira e da cadeira de secretária. O resultado é um ambiente equilibrado, fresco e versátil, que respeita a funcionalidade sem nunca abdicar do detalhe.





Este foi um projeto chave-na-mão onde cada escolha foi pensada para enriquecer a experiência de férias — com conforto, funcionalidade e uma elegância despretensiosa que se prolonga muito para lá da época balnear.