A modelo e influencer Kendall Jenner é a inspiração para Maria João Carneiro e Patrícia Fonseca do estúdio Sete Chaves. Descubram o que desvendaram sobre a sua participação no SLEEP IN 2025, na entrevista que deram à URBANA.
O SLEEP IN 2025 – Instagram Edition, organizado este ano, pela primeira vez, em parceria com a revista URBANA, está de volta e promete mais uma edição inesquecível. Entre 15 e 25 de maio, das 15h às 21h, o icónico Palacete Silva Monteiro, na Rua da Restauração, n.º 318, no Porto, será o palco para a 7.ª edição deste evento imersivo, que reúne ateliers de arquitetura e design, artistas plásticos, performances ao vivo e uma programação cultural que cruza design, inovação, gastronomia e arte. Em entrevista à URBANA, Maria João Carneiro e Patrícia Fonseca revelaram que a sua inspiração é a modelo e influencer Kendall Jenner, e que o seu estilo sofisticado e presença marcante nortearam a sua intervenção.

URBANA: O que nos podem revelar sobre a pessoa ou personagem que serve de inspiração ao vosso ambiente?
Maria João Carneiro e Patrícia Fonseca: Kendall Jenner é uma modelo, empresária e influencer. Considerada uma das modelos mais bem pagas do mundo, Kendall também é conhecida pelo seu estilo sofisticado, presença marcante nas redes sociais e envolvimento em campanhas publicitárias globais.
Para vocês, como é o quarto ideal?
O quarto deve ser um espaço física e visualmente acolhedor. Os tons deverão ser neutros ou pelo menos mantidos em sintonia, quando conjugados ou de vibração mais forte. Este é um espaço que exige texturas que transmitam também este conforto. E para além disto, a luz , deverá ser trabalhado de forma muito ponderada.
Na vossa opinião, atualmente o que ditam as tendências em termos de decoração para quartos?
Achamos que os padrões e as premissas base são a neutralidade. Nas cores e texturas, com a novidade de apontamentos metálicos ou refletores. Há ainda claramente uma tendência para acrescentar ao quarto um carácter mais multifuncional. Ou seja, um quarto de hoje, sempre que possível, é mais do que uma cama “perdida” num espaço.
O que é indispensável ter num quarto?
Cremos que, independentemente de estarmos numa casa de praia ou não, num clima quente ou frio, a carpete ou alcatifa (da qual somos muito fãs), e cortinados… não podem deixar de existir. Os pés de cama, assentes apenas num chão frio, ou uma janela despida, não são opção, quando queremos transmitir conforto.
Que cores, materiais e elementos devem ser equacionados quando se pensa um ambiente deste tipo?
Idealmente os tons deverão ser neutros, e mantidos em continuidade nas multi texturas. Os contrastes entre materiais não deverão existir de forma intensa. As texturas deverão transmitir conforto. Deverão ser leves e macias.
Na vossa opinião, o que a Revista URBANA enquanto parceira do SLEEP IN acrescenta ao evento?
A Revista URBANA veio acrescentar credibilidade e reconhecimento aos nossos trabalhos. A forma e o profissionalismo com que comunicam, envaidecem-nos.
Deixe-nos 3 dicas para tornar um quarto num lugar de refúgio.
Alcatifa em toda a área do quarto.
Cama com cabeceira estofada, preferencialmente, com algum volume.
Cortinados, sempre com a altura e largura total da parede onde temos as janelas.
Sobre o SLEEP IN

O SLEEP IN 2025 – Instagram Edition, organizado este ano, pela primeira vez, em parceria com a revista URBANA, está de volta, prometendo mais uma edição inesquecível. Entre 15 e 25 de maio, das 15h às 21h, o icónico Palacete Silva Monteiro, na Rua da Restauração, n.º 318, no Porto, será o palco para a 7.ª edição deste evento imersivo, que reúne ateliers de arquitetura e design, artistas plásticos, performances ao vivo e uma programação cultural que cruza design, inovação, gastronomia e arte. Este ano, a temática “Instagram Edition” convida os participantes a explorar e interagir com os ambientes de forma a gerar experiências sensoriais que poderão ser partilhadas no universo digital. Pelo segundo ano consecutivo, o evento é acolhido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CRVV), e a NEUCE assume o papel de Main Sponsor, reforçando o apoio ao talento nacional e à inovação no design.