Por a 8 Outubro 2024

Mariana e Gabriel, um casal com três filhos, a que se junta o simpático canino Pipo, escolheram Cascais para morar. A sua nova casa, numa zona residencial exclusiva, é o reflexo das suas histórias e estilo de vida.  

Fotografia: José Manuel Ferrão / Texto: Isabel Figueiredo / Produção: Amparo Santa-Clara

Ele é economista e ela é fisioterapeuta, com consultório na Marina de Cascais. Pais de três filhos, de cinco, dez e doze anos, amantes do desporto, mas também de uma vida descontraída, o casal escolheu Portugal para morar, concretamente a vila de Cascais, atraídos pelo seu ‘lifestyle’, pelas paisagens de serra e de mar e pela tranquilidade. 

A nova casa é um reflexo do seu estilo, gostos e história de vida, luminosa e com uma circulação fluida, ampla e arejada, com espaços de verde para que o contacto com a natureza seja uma constante, mesmo quando a paisagem envolvente é generosa, na zona que escolheram para a sua nova morada. 

Localizada num condomínio muito tranquilo — fator preponderante na tomada de decisão, graças à sensação de paz e ao verde que a rodeia —, a casa manteve o seu ‘layout’ original, pese embora tenham sido intervencionadas as casas de banho, hoje com um visual mais confortável e atual. Da mesma forma, o casal mandou fazer à medida a bonita estante da sala, segundo o desenho dos arquitetos da Machado Evans,  que também assina o Huma Studio, a clínica de fisioterapia da proprietária.  

A decoração da estante e a organização expositiva dos quadros, bem como os espaços ajardinados, são da responsabilidade da decoradora paisagista Karla Lamounier, que soube aqui tão bem interpretar as necessidades e exigências do casal, o seu estilo de vida e dinâmicas familiares.

Quanto ao resto da decoração, compõe-se de mobiliário de autor, nomeadamente de designers de renome, como é o caso da poltrona de Sérgio Rodrigues, grande mestre do design brasileiro. Estas peças foram trazidas do Brasil, país de origem da família, e articulam-se nos espaços interiores com as texturas dos têxteis e dos tapetes, com as madeiras e acessórios. 

Os quartos, pensados para o descanso e, no caso das crianças, também para as brincadeiras, jogam com as cores e o mobiliário selecionado está em linha com a tónica serena e elegante da casa. No rooftop, destinado para o escritório do pai, o verde é de novo uma constante, ao estar rodeado de um belo jardim, para o qual Karla escolheu espécies em linha com as restantes da casa. Um certo tropicalismo, aliado a uma base neutra, mas requintada, atestam a arte de saber decorar dos donos desta moradia, em Cascais.  

0
Would love your thoughts, please comment.x