Neste apartamento duplex, o mar entra casa adentro. Com uns generosos 760m2 de área, os espaços parecem deambular entre o interior e o exterior, vestidos de cores neutras e materiais naturais. Um oásis privado onde a calma e a tranquilidade reinam.
Projeto: Simara Mello / Fotografias: Eduardo Macarios
A Praia Brava, em Santa Catarina, no Brasil, é o cenário desta cobertura duplex, de 760m2, projetada para um casal com duas filhas jovens. Os moradores, procuravam um verdadeiro oásis particular, com uma atmosfera relaxante e acolhedora, através de espaços amplos e informais para receber amigos, realizar eventos sociais e desfrutar de atividades ao ar livre. O objetivo era criar um lar-refúgio que integrasse harmoniosamente a belíssima paisagem ao ambiente.
O projeto iniciou-se no momento da entrega das chaves pela construtora e a primeira alteração foi a reposição da escada que dá acesso ao segundo andar. O projeto original apresentava uma escada imponente, aberta e localizada no meio da sala, que além de não agradar aos clientes, ocupava um espaço considerável no andar de cima, limitando a distribuição da cozinha gourmet.
Como a ideia dos moradores era manter o andar inferior como área privada e transformar o andar superior num espaço de lazer, a laje foi fechada e a escada foi discretamente posicionada num canto da sala. A solução encontrada pela arquiteta delimitou as funções de cada andar, garantido que um não interferisse no uso do outro.
Assim sendo, no piso inferior fica a cozinha principal da família, que foi projetada com portas de correr em madeira natural e que se integra à sala de jantar e estar, conforme a necessidade. Uma mesa de pedra fosca, assinada pelo Estudio Bola, foi posicionada à frente para atender refeições e reuniões em família. O espaço ainda recebeu a escrivaninha Mucuripe, do designer Camarotti, que serve de apoio de trabalho na sala, além de servir como um aparador bar com vista para o mar.
O andar inclui ainda a sala de TV e os quartos. O antigo closet foi reduzido e parte dele transformado numa sala multiusos, que também funciona como quarto de hóspedes. Por isso, o espaço recebeu um sofá-cama com estrutura de madeira, desenvolvido pela arquiteta exclusivamente para este ambiente.
O piso superior, equipado com uma cozinha gourmet, uma ampla varanda e piscina, foi projetado como um espaço dedicado a festas, momentos de lazer e descanso em família. A característica marcante deste andar é a perfeita integração entre os ambientes internos e externos, complementada por móveis que seguem a mesma paleta de cores, criando um ambiente único, através de uma decoração natural e sem excessos.
A arquiteta optou por móveis minimalistas de design brasileiro, muitas peças em madeira, sofás com tecidos resistentes e tapetes em fibra natural. O resultado é um ambiente fluido, arejado e funcional, que destaca ainda mais a bela vista para o mar e a integra perfeitamente ao jardim do apartamento.
A área gourmet conta ainda com armários em laca branca, eletrodomésticos embutidos e uma bancada de pedra basalto, que revela a sua continuidade através das grandes janelas que se abrem e criam uma sensação linear entre os espaços interiores e exteriores.