Por a 18 Outubro 2023

Numa zona rural perto de Roma, Casale Barberini é uma residência de 300m2 no seio de uma quinta. O projeto de remodelação assinado por Arabella Rocca transformou a habitação rural numa casa de campo elegante.

Projeto: Arabella Rocca Design / Fotografia: Serena Eller / segundo descrição enviada pela autora do projeto

Situada na propriedade Castel Lombardo, um local maravilhoso a poucos quilómetros de Roma, o projeto arquitetónico que remodelou esta residência, passou pela vontade de deixar o mundo exterior entrar na quinta, em cada divisão e em cada ambiente, para que todos tivessem em estreito contacto visual com a natureza envolvente. 

A zona de estar, anteriormente dividida em vários pequenos quartos, é agora um espaço aberto cuja vista longitudinal vai desde a floresta de mimosas até aos estábulos das vacas.

No sentido oposto, uma grande porta de entrada totalmente envidraçada olha para o vão da escada de pé direito duplo e através da grande janela da sala a vista chega diretamente ao jardim privado, que confina com uma estrada interna, que faz parte de um dos muitos roteiros de passeio a cavalo na propriedade.

A casa com cerca de 300m2 está distribuída por dois pisos, tem 4 quartos, cada um com casa de banho privativa e a suite tem também um closet, que está na continuidade visual com o exterior através de grandes janelas fixas.

O piso superior dá para o pé direito duplo da sala de estar, através de duas grandes aberturas envidraçadas, e alberga outra suite com casa de banho e uma sala de estar privada, que por sua vez dá para o pé direito duplo da grande escadaria de entrada.

A escolha cromática assenta no verde – para representar a natureza que entra e contamina as paredes, o tecto e a parede da escada como uma trepadeira que atravessa a casa de um lado para o outro. A natureza também está na escolha do papel de parede, na casa-de-banho de hóspedes e na cabeceira da cama principal.

Para os lavabos foram escolhidas cores diferentes –  um é vermelho como a terra, outro cor de cereja, existe um em tons de lilás e outro num verde marinho em que a parede da banheira foi decorada com azulejos de terracota pintados à mão.

A escolha dos materiais, como compromisso e objetivo partilhado entre o cliente e a arquiteta, foi feita segundo uma diretriz fundamental: ser artesanal, de produção italiana e ecológicos.

De salientar dentro desta filosofia que, na casa coexistem portas originais recuperadas – por exemplo na zona de dormir -, com portas novas, como as utilizadas na zona de estar. Para as janelas, foram feitas venezianas por medida, em madeira lacada a cinza, que lembra as pedras do pavimento, tanto na cor como no formato.

O mobiliário completa o conjunto arquitetónico, aquecendo e colorindo o ambiente. Para a sala de pé direito duplo, foi escolhido um ambiente em que as vigas originais de madeira sobressaem. Para aqui foram escolhidos sofás de veludo numa cor ferrugem e duas poltronas de Giò Ponti em veludo roxo.

Uma espreguiçadeira de veludo laranja conecta a área entre os sofás e a mesa, e garante a melhor vista para o jardim privado. A mesa de jantar completa o ambiente que é separado da grande cozinha verde com detalhes em latão por uma grande janela.

Por último, um destaque para as lareiras na zona de estar e de dormir, que foram redesenhadas como blocos mínimos de pedra cinza.

0
Would love your thoughts, please comment.x