Por a 29 Novembro 2025

Pérez Palacios Arquitectos Asociados (PPAA) assinam este projeto, um lugar onde as fronteiras entre o público e o privado se esbatem, e onde o terraço se torna um ponto de ligação e transição.

Fotografia: Luis Garvan

Localizada na paisagem arborizada de Valle de Bravo, no México, a casa Ananda é uma casa de férias concebida para uma família que redefine o conceito de espaço ao diluir os limites entre as áreas públicas e privadas.

O terraço, que assume o papel de eixo central do projeto, funciona como um elemento arquitetónico que não só divide, como também conecta os diferentes ambientes.

O design de Ananda é composto por dois volumes interligados que exploram a dualidade e a flexibilidade dos espaços.

O terraço funciona como ponto de transição entre o interior e o exterior, permitindo que a casa se desenvolva em torno deste espaço e promovendo uma interação constante entre ambos os ambientes. Pode servir como zona privada de reflexão e contemplação ou transformar-se num espaço aberto que se integra na envolvente natural.

A distinta cobertura de duas águas não só complementa o desenho arquitetónico, como também se adapta ao clima e à paisagem local.

Uma árvore existente no terreno foi cuidadosamente integrada na casa, estabelecendo um diálogo com o contexto e refletindo um profundo respeito pela natureza.

Todos os quartos da casa contam com amplas janelas que permitem a entrada de luz natural e oferecem vistas privilegiadas para o jardim.