Por a 17 Novembro 2025

O ateliê de arquitetura cipriota Anastasiou Misseri assina o projeto de ampliação e restauro de um edifício classificado, transformando-o numa residência moderna para os novos proprietários.

Projeto: Anastasiou Misseri Fotografia: James Retief

A propriedade situa-se no final de um conjunto de moradias térreas em banda, todas com amplos jardins mediterrânicos na parte traseira dos seus lotes.

O edifício classificado foi alvo de uma restauração profunda, incluindo reparações estruturais, conservação da pedra e substituição de rebocos através de técnicas tradicionais, além da renovação completa da cobertura e das vigas de madeira.

Os materiais utilizados mantiveram-se fiéis ao desenho original, como a reconstrução dos caixilhos de madeira e a substituição das telhas cerâmicas artesanais. A sala de entrada principal foi convertida em sala de jantar, enquanto as duas divisões adjacentes deram lugar à sala de estar e ao escritório.

Na ampliação, situada na parte posterior do edifício original, encontram-se uma ampla cozinha, lavandaria e casa de banho para hóspedes no piso térreo, bem como dois quartos e uma casa de banho no primeiro piso. Foi mantida uma clara distinção entre o antigo e o novo, tanto na volumetria como nos materiais, sendo ambos ligados por um corredor que cria dois pátios interiores laterais.

A extensão é construída com uma estrutura de aço, cujas vigas expostas reforçam a sensação de amplitude dos espaços. Para harmonizar o antigo com o contemporâneo, foram incorporados cores e materiais do edifício classificado nos acabamentos da ampliação, incluindo o pavimento em terrazzo, detalhes da escada, elementos das casas de banho e o desenho da cozinha.

Amplas aberturas distribuídas pelas quatro fachadas funcionais unem interior e exterior de forma contínua, oferecendo vistas desobstruídas desde a entrada principal até ao jardim traseiro. O projeto reforça as transições espaciais, permitindo que a luz natural e o jardim se tornem elementos centrais na vivência da casa.