Por a 10 Outubro 2025

Já sabemos que as casas não se medem aos palmos e esta volta a confirmar isso mesmo. Pequena mas perfeitamente inserida na paisagem, esta pequena casa num estilo rústico e charmoso, convida a desligar e a viver com mais calma.

Projeto: Cyon Arquitetura + Estúdio Castro Arquitetura / Fotografia: André Nazareth / Produção: Simone Raitzik

Na região serrana do Rio de Janeiro, uma nova casa de hóspedes surge como extensão natural de uma residência familiar. Com 160 m² de área total — sendo 67 m² construídos —, o projeto da arquiteta Fabiana Cyon em parceria com Ana Paula de Castro, nasceu da vontade de criar um espaço confortável e funcional para acolher amigos e familiares na casa de campo dos sogros de Fabiana.

“Eles queriam mais espaço para receber os filhos, noras e cinco netos, e também sonhavam com um teto forrado em madeira de demolição”, conta Fabiana. O desejo foi o ponto de partida para o ambiente da casa.

Enquanto a casa principal se destaca pelos tijolos pintados de branco, a nova construção aposta no tijolo aparente em tom terracota, criando uma harmonia visual entre o novo e o antigo. O telhado em vigas de madeira laminada colada (MLC) — material de reflorestamento com origem certificada — garante leveza, eficiência e um toque rústico, perfeito para o cenário de campo. “Depois da base concluída, toda a montagem da cobertura, incluindo as telhas metálicas, foi feita em apenas duas semanas”, explica Fabiana. “E, como o terreno tem um leve declive, elevámos o piso para evitar a humidade típica da serra”, acrescenta Ana Paula.

A integração entre interior e exterior foi outro fator fundamental no projeto. O pavimento em ardósia natural, nas varandas e no interior, cria uma continuidade visual e tátil, reforçando o caráter fluido dos espaços. Na lateral, um muro de pedra bruta e madeira protege a varanda da rua sem bloquear a vista.

Discreta e bem inserida no terreno — cujo jardim original data dos anos 1960 e conserva árvores maduras e vegetação densa —, a nova construção assume-se como um pavilhão leve e contemporâneo. Por fora, o tijolo natural; por dentro, paredes brancas, portas-camarão e grandes vãos de correr que convidam a admirar a paisagem. O layout inclui duas suítes ligadas por uma porta de correr, lavatório comum, casas de banho independentes e amplas varandas com zona de estar e bancada gourmet.

Na decoração, prevalece a simplicidade: camas e mesinhas do Ateliê Fernando Jaeger combinam linhas neutras e materiais honestos, enquanto tapetes, quadros e objetos vêm do acervo afetivo da família, reforçando a atmosfera de casa vivida. Nas casas de banho, a serenidade continua com mármore branco nacional e pastilhas de 5×5 cm, num diálogo entre tradição e frescura.

O resultado é um abrigo feito de memórias, texturas e boas escolhas — uma casa de hóspedes que se funde com a paisagem e acolhe quem chega como se sempre tivesse estado ali.