Por a 17 Outubro 2025

A remodelação desta casa de família, no interior de São Paulo, no Brasil, recupera o estilo colonial, adicionando-lhe mobiliário contemporâneo. O projeto é assinado por Guta Louro e a casa estava há 20 anos a aguardar um renascimento.

Projeto: Guta Louro / Fotografias: Romulo Fialdini / segundo memória descritiva

Esta é uma história familiar na cidade de Jarinu, no interior de São Paulo, onde uma família finlandesa passava os fins de semana, em duas casas construídas no mesmo terreno – ali, a filha do casal criou boas memórias de infância. 20 anos depois, os pais já haviam voltado para a Finlândia e a propriedade é passada para o nome da filha, que mora há anos no Brasil e é CEO de uma empresa multinacional. O seu filho, após um período fora do país, regressa também ao Brasil e a mãe resolve remodelar as duas casas de campo, uma para si mesma e a outra para ele. De seguida mostramos-lhe a casa que ficou para o filho.

Coube à arquiteta Guta Louro o projeto de remodelação e decoração de ambas as casas, cada uma com cerca de 80m2 e inseridas no meio do verde, num terreno de 5.000m2. A cliente procurava conforto, um lugar para descansar aos fins de semana e receber toda família quando viessem visitá-la. Era primordial que as casas continuassem a carregar a memória dos momentos passados, por isso a estrutura deveria ser mantida.

A casa do filho – que mostramos nesta reportagem – tinha um estilo mais colonial, por isso Guta Louro explica:  “Adequámos a fachada ao estilo colonial, sem alterar a sua estrutura ou fundação. Trocámos todos os revestimentos e cores e modernizámos os acessórios e layout para se adequarem às necessidades do quotidiano moderno, sem interferir no estilo existente: brincámos com ladrilhos hidráulicos, utilizámos madeira de demolição nos pavimentos e escolhemos cores alegres e referentes ao período que pretendíamos preservar”.

A casa, apesar de remodelada, não teve nenhuma alteração significativa no seu layout original, ganhando apenas uma varanda num dos quartos e uma churrasqueira no terraço. Todas as janelas foram mantidas e renovadas, mas as portas, revestimentos e acessórios foram trocados. O layout da casa de banho também foi atualizado.

Do lado de fora, o revestimento do pavimento exterior também é novo, assim como o da piscina. O novo projeto para o deck e a circulação foram feitos em parceria com a Landscape Jardins e a paisagista Maria Fernanda Marques.

Em paralelo com o andamento da obra, foi feito o projeto de design de interiores e decoração. O ponto de partida foi o estilo colonial. Foram escolhidos materiais com semelhanças aos utilizados nas casas coloniais de Minas Gerais, como pavimento de madeira rústico, balaústres nas varandas, portas de madeira maciça, batentes largos, ladrilhos hidráulicos e janelas coloridas.

No mobiliário, foram usadas diversas peças de design brasileiro contemporâneo, mas que mantém um diálogo com o estilo das casas, trazendo elementos como a madeira, a palhinha e outras texturas naturais.