Entre o contemporâneo e o rústico, o elegante e o natural. Esta casa localizada em São Paulo aposta na cozinha como zona pulsante, em ambientes integrados e numa estética minimalista, porém orgânica e aconchegante. Um projeto assinado pelo escritório Si Saccab e fotografado por Evelyn Muller.
Projeto: Si Saccab / Fotografias: Evelyn Muller
Esta é a história da casa de Julia e Anderson, um casal jovem que planeava aumentar a família. Tinham em mente uma remodelação que tornasse o espaço onde vivem mais moderno, mais funcional e mais acolhedor. Em cima da mesa estava também a renovação da fachada com eventuais melhorias e atualizações estéticas.

Ao escritório Si Saccab, que assina o projeto, disseram que valorizavam ambientes integrados e funcionais, cozinhar era uma das suas paixões – por isso gostavam que a cozinha fosse aberta -, e adoravam ter uma adega. Todas as zonas relacionadas com as refeições eram então, para eles, o coração da casa. Pediram ainda uma piscina pequena (que não existia antes da remodelação) uma “língua de água” na entrada e um bom projeto de paisagismo.


As solicitações não ficaram por aqui, o casal gostava de ter um hall de entrada mais marcante, com uma porta maior e um ambiente moderno. No piso dos quartos a ideia era ter três suites amplas e aproveitar o pavimento existente em madeira. Todas as casas de banho associadas aos quartos seriam remodeladas e uma delas desenhada a pensar no futuro bebé. Por último, a área do rooftop deveria ser valorizada, criando um ambiente mais íntimo para até 6 pessoas.




Partindo daqui, a remodelação foi, naturalmente, completa. “Apenas a estrutura principal da casa foi mantida. Todos os revestimentos, acabamentos, caixilharias e fachadas foram modernizados. Mantivemos o foco na reorganização dos espaços interiores e na atualização dos acabamentos, mantendo a estrutura original. A nova distribuição deu prioridade à integração entre a cozinha, a zona de jantar e a área gourmet. Foi ainda criado um hall de entrada mais imponente, feito um melhor aproveitamento da sala de estar e claro valorizado o rooftop e modernizados os quartos e casas de banho”, explicam os autores do projeto.



“O ponto de partida foi a integração entre cozinha, sala de jantar e área gourmet, já que esse espaço foi destacado como o ‘coração da casa’ pelo casal. Esta relação representa o estilo de vida deles — social, acolhedor e funcional — e influenciou diretamente decisões de layout, circulação, marcenaria e até paisagismo. Partir dessa integração permitiu organizar os demais ambientes ao redor da vivência que mais valorizam: cozinhar, receber e conviver”. Pode ler-se no documento descritivo do projeto.


Inspirada num estilo minimalista contemporâneo, a decoração privilegia linhas retas, desenhos clean e uma forte presença de elementos naturais e texturas da natureza. Para isso foram usados materiais rústicos, naturais e orgânicos, como Pedra Núvola (na parede da área social), madeira, paisagismo tropical e formas orgânicas na escolha dos mobiliários.




A relação com a natureza foi ainda ampliada pela presença de plantas, brises na fachada, cobertura metálica com vidro e claraboia de luz (na escada), que sugere a valorização da luz natural. A estética orgânica é ainda evidenciada na escolha do mobiliário, no desenho do mesmo, na bancada escultural do lavabo e no uso de iluminação indireta para gerar mais conforto. Destaque ainda para o uso de um pavimento em Monofloor na área social (em continuidade com a textura do teto e paredes), dando uma sensação de “habitat natural”




O resultado é um projeto que expressa um equilíbrio entre o urbano e o natural, o rústico e o elegante, traduzido num estilo contemporâneo e acolhedor.