Projetada nos anos 1970 por Dácio e David Ottoni, a Casa Ottoni foi remodelada pelo escritório Península Arquitetura, preservando a essência original e incorporando soluções contemporâneas.
Projeto: Península Arquitetura / Fotografias: Ricardo Faiani / segundo memória descritiva
O escritório Península Arquitetura assina a remodelação desta casa – a Casa Ottoni -, uma residência projetada na década de 1970 pelos arquitetos Dácio e David Ottoni, localizada no bairro Alto de Pinheiros, em São Paulo. O principal objetivo da intervenção foi valorizar as características arquitetónicas existentes, respeitando o projeto original e criando espaços amplos, integrados e funcionais para responder às necessidades e aos desejos dos novos moradores.



A estrutura de betão – elemento marcante da residência -, os volumes dasa casas de banho do piso térreo, o pavimento da garagem e a escada foram restaurados e integrados às novas soluções.





Para ampliar os espaços sociais, dois volumes de serviço foram acrescentados, acolhendo a cozinha, área de serviço, câmara fria e escritório. Quase todas as paredes e o contrapiso foram demolidos, dando lugar a uma sala de estar e jantar mais ampla e integrada, com um novo pavimento de granito claro que valoriza o contraste entre volumes coloridos e o betão aparente.






Portas, serralheria e tijolos receberam pintura num tom laranja, reforçando a identidade visual. A piscina foi restaurada e o quintal foi valorizado com áreas permeáveis e um novo projeto de paisagismo.






No piso superior, surgiram uma nova suíte, sala de TV e uma banheira para banhos de imersão; já na cobertura, foi criado um terraço, junto ao espaço técnico para ar-condicionado e painéis fotovoltaicos.



O resultado final da é uma residência que preserva a sua essência original, incorporando espaços e elementos contemporâneos, funcionais e sustentáveis. O projeto demonstra que é possível aprimorar a arquitetura existente, mantendo elementos originais e criando novos espaços de maneira harmoniosa, refletindo a personalidade e o estilo de vida dos moradores, ao mesmo tempo que presta homenagem e valoriza o trabalho dos arquitetos Dácio e David Ottoni.