Sinónimo de excelência, a Florense celebra um novo capítulo na sua trajetória com a inauguração de flagship em Porto Alegre (Brasil). O projeto de arquitetura é do ilustre Guilherme Torres.


A imponente obra arquitetónica transcende o convencional e reafirma a liderança da marca brasileira no segmento de móveis de luxo.
Inaugurado no final de maio, o projeto é assinado pelo arquiteto Guilherme Torres, com produção de Aldi Flosi e paisagismo de Alex Hanazaki, em colaboração com o Studio Florense e sob a coordenação de Roberta Castellan, diretora criativa da marca.




A flagship, com 1.200 metros quadrados, redefine o conceito de showroom. A arquitetura explora volumes precisos e uma dualidade material marcante: madeira ecológica, com acabamento que remete para a carbonização, e policarbonato, estrategicamente aplicado em grandes blocos na fachada. Esta composição volumétrica transforma o prédio numa escultura iluminada à noite.


Outro destaque é a cascata no núcleo central do edifício, concebida em colaboração entre Guilherme Torres e Alex Hanazaki e projetada por este último. A sua construção artesanal, com degraus chanfrados e irregulares, permite que a fluidez da água crie um contraste instigante com a solidez geométrica da arquitetura, propondo um diálogo orgânico entre natureza e tecnologia que convida à contemplação.






O showroom, um refúgio de inspiração, está localizado no segundo piso e dedica mais de 500 metros quadrados à exposição das coleções Florense. Cada ambiente foi meticulosamente projetado para oferecer aos visitantes um circuito contínuo de descobertas mais surpreendentes a cada passo.


Cozinhas, jantar, estar, quartos e closets trazem novos conceitos em mobiliário contemporâneo e exibem a variedade de coleções e acabamentos da marca.
O piso térreo é destinado às operações da loja, com atendimento e área técnica. A excelência no serviço de hospitalidade e concierge destaca-se ainda mais no bistrô, um ambiente acolhedor para receber com a elegância.


Para garantir continuidade estética entre exterior e interior, o policarbonato também foi aplicado nas paredes internas, reforçando a coesão visual e criando uma identidade onde a arquitetura atua como parte integrante da narrativa sensorial.
Na área de recepção, revestimentos de MDI (material constituído por uma seleção de minerais processados de forma sustentável) e tetos metálicos perfurados adicionam um tom moderno, enfatizando as diferentes alturas do pé-direito e refletindo a cultura de inovação que caracteriza a Florense.


A área dedicada à Florense Inside – nova operação em portas e revestimentos com tecnologia celebrada mundialmente – combina o conceito técnico com uma proposta artística: uma claraboia que projeta luz natural delicadamente pelas paredes inclinadas cria uma cena teatral.
As portas estão dispostas numa parede de espelhos, gerando um efeito de profundidade e reflexão que remete para o conceito “Inside”, imergindo os visitantes num visual envolvente.


A Florense continua a surpreender com lançamentos que celebram o talento do feito à mão, como armários com couro tramado e closets com painéis revestidos em tecidos. Destaque especial para a cozinha Arco design by Pininfarina. O projeto utiliza a luz natural com conceito de cozinha aberta e funcional, oferecendo uma experiência sensorial completa.


“A flagship de Porto Alegre reforça o nosso diálogo afetivo com a cidade. É um manifesto que expressa o compromisso com o design e a sustentabilidade, proporcionando uma experiência verdadeiramente especial”, afirma Roberta Castellan. “Cada detalhe – da volumetria à iluminação, das coleções à atmosfera cênica – reflete a nossa autenticidade e paixão pelo que fazemos”.