O De la Villa Studio assina o projeto de interiores desta casa, pensada para um amante de arte e literatura. Com um olhar sensível ao detalhe, o design apostou numa estética geométrica e numa base onde o requinte dos materiais se evidencia. As fotografias são de Germán Saiz.
Projeto: De la Villa Studio / Fotografias: Germán Saiz
Com um olhar sensível para o detalhe e uma alma dividida entre a economia, a arte e a literatura, o proprietário desta casa quis criar muito mais do que um simples lugar para viver. Apaixonado pelo estilo Art Déco, encontrou na estética geométrica e no requinte dos materiais uma base sólida para o projeto assinado pelo De la Villa Studio.


Logo à entrada, o hall revela o tom da casa: pavimento em pedra natural Crema Denia e Nero Marquina com padrão geométrico desenhado à medida, rodapés altos lacados a condizer com as paredes e colunas caneladas em madeira pintada, que criam uma cadência visual elegante sob um teto com moldura em tons de cinzento.


Na sala de estar, a linguagem Art Déco continua com um pavimento em Crema Denia, também desenhado pelo estúdio, e uma lareira de formas suaves, com interior curvo em branco e tampo na mesma pedra natural. O mobiliário selecionado conjuga peças de design de autor e clássicos do século XX: o icónico sofá modular Camaleonda de Mario Bellini para a B&B Italia, estofado em lã bouclé branca, é o protagonista. À volta, mesas em vidro fumado bronze e travertino polido, desenhadas à medida, combinam com poltronas Back-Wing de Patricia Urquiola e peças decorativas de artistas como Jordi Alcaraz, Maria Yelletisch e Violeta Maya — esta última com obra exposta na Galeria Alzueta.





A cozinha reflete o mesmo cuidado nos materiais e nas proporções: o pavimento com padrão geométrico em Crema Denia estende-se até à ilha central poligonal, também em pedra natural, num desenho escultórico que comanda o espaço. O backsplash repete o mesmo material, enquanto os armários em bronze envelhecido com puxadores feitos por medida acrescentam textura e profundidade. Os candeeiros do Contain Studio e as torneiras da Icónico em bronze envelhecido completam a paleta quente e elegante. Ao centro, uma peça cerâmica de Pez divide protagonismo com uma pintura de Sune Christiansen (2023), da Galeria Alzueta.


No centro da casa encontra-se a verdadeira alma do projeto: uma biblioteca feita à medida em madeira de carvalho natural com verniz à base de água, com armários inferiores estofados em pele. O teto espelhado envelhecido não só amplia visualmente o espaço como reflete as estantes repletas de livros, multiplicando a sensação de profundidade e luz.


O mobiliário segue a mesma linguagem: mesa de jantar em vidro fumado bronze desenhada pelo estúdio, cadeiras em carvalho com assentos em pele de gazela, e um clássico cadeirão de Charles e Ray Eames para a Vitra. Obras de arte e literatura convivem lado a lado neste espaço híbrido, que funciona também como sala de refeições, reuniões e leitura.


No quarto principal, o pavimento em carvalho natural é disposto em direções alternadas, num padrão em painel que transmite calma e requinte. As portas de correr — também em carvalho — incluem um padrão geométrico inspirado na Art Déco. O closet é forrado com portas estofadas em linho e rodapés em bronze envelhecido, numa conjugação subtil de materiais naturais.



A cama é ladeada por mesas de cabeceira em carvalho e pedra Emperador castanha, iluminadas por candeeiros da Gubi. A cabeceira em linho, desenhada pelo estúdio, é o ponto central, complementada pela roupa de cama da Abbatte e por mais uma pintura de Sune Christiansen.




Na suite, a casa de banho é quase uma instalação artística: paredes e chão com composição geométrica em pedra natural Crema Denia e Verde Guatemala, lavatório com detalhe frontal curvo — ambos desenhados pelo De la Villa Studio — e chuveiro com acabamento em bronze envelhecido da Icónico. Um verdadeiro retiro privado, onde o design é pensado ao pormenor.