Localizada num recanto tranquilo de San Mateo, na Califórnia, esta moradia térrea foi alvo de uma renovação que alia simplicidade arquitectónica a uma vivência contemporânea e fluida. O projeto é assinado pelo escritório Feldman Architecture e as fotografias são de Adam Rouse.
Projeto: Feldman Architecture / Fotografias: Adam Rouse
Após adquirirem uma modesta moradia térrea num lote de esquina recatado, nos subúrbios de San Mateo, na Califórnia, os proprietários desta casa rapidamente identificaram os elementos que mais apreciavam no existente — a sua simplicidade, privacidade e a forma como se inseria num terreno envolto por árvores e vegetação autóctone.



O casal (ela é responsável pela área de Design Sustentável da Google Hardware), com ampla experiência no processo de projecto, procurava colaborar com um atelier de arquitectura e interiores numa renovação que preservasse, tanto quanto possível, a essência da casa original, ao mesmo tempo que estabelecesse uma ligação fluida entre os espaços interiores renovados e as novas zonas exteriores protegidas para refeições e estar.



A resposta do projecto combina geometrias precisas com uma paleta de materiais naturais, enquadrando vistas dramáticas sobre carvalhos imponentes e uma paisagem cuidadosamente desenhada.



A renovação reconfigura a entrada e o corredor central da casa, anteriormente escuros e estreitos, permitindo a entrada de luz natural no núcleo da estrutura através de soluções de design eficientes e sensíveis ao orçamento. Ao expandir a entrada em direção à rua e ao posicionar uma grande janela no final do corredor, a luz e as vistas convidam os visitantes a entrar. Através do corte nas treliças existentes da cobertura, foi possível elevar o tecto do corredor e introduzir clarabóias assimétricas, que projetam luz em movimento e criam uma espinha arquitectónica dinâmica, iluminando os espaços adjacentes.



Além disso, a intervenção unifica as áreas anteriormente compartimentadas da cozinha, sala de jantar e sala de estar, com a adição de portas de correr que se abrem para o deque posterior, criando uma transição contínua entre interior e exterior.


Na sala de estar, o tecto em madeira restaurado é acompanhado por paredes brancas e depuradas, estabelecendo uma ligação visual com os armários de cozinha em madeira feitos por medida e com o painel escultórico em madeira que separa subtilmente a zona de entrada.



A suite principal, renovada, prolonga-se agora para o novo deque em volta da casa, enquadrando vistas sobre as copas dos carvalhos.

No exterior, os novos revestimentos e cobertura conferem à casa uma linguagem moderna e elegante, mantendo a silhueta horizontal e discreta da tipologia “ranch”. No jardim posterior, muros em betão definem duas áreas distintas de estar ao ar livre, reforçando o novo caráter contemporâneo da casa e trazendo estrutura à experiência do lugar e da arquitectura. Na frente, pequenos muros de betão e uma cuidada selecção de plantas garantem privacidade em relação à rua, complementando a intervenção arquitectónica com uma linguagem nítida e moderna.