O mais recente projeto do estúdio Hanna Pietras Architects, especializado em interiores de luxo, é uma homenagem ao artesanato, à história e à funcionalidade.
Projeto: Hanna Pietras Architects / Fotografias: Hanna Połczyńska | Chronicles / Styling: Aleksandra Stasik / Texto: Isabel Pilar de Figueiredo
O espaço foi inspirado numa única peça de mobiliário – uma mesa de família – e ditou o ritmo de todo o projeto. “Os interiores contemporâneos têm cada vez mais como fonte de inspiração o passado, criando uma combinação única entre a funcionalidade moderna e a nostalgia”. Exemplo disso, este apartamento de 7 m², assenta toda a concepção estilística numa peça com história.

“A mesa é o coração da casa. Dá ritmo à vida quotidiana, junta pessoas e memórias à sua volta. Neste projeto, foi o ponto de partida para toda a composição do interior”, diz Hanna Pietras.




Para que o apartamento refletisse a personalidade do seu proprietário, foi necessário reorganizar o layout funcional. A cozinha ocupou o espaço da sala de estar e o quarto foi colocado no lugar do antigo escritório. Estas alterações permitiram criar um espaço aberto, mas elegantemente dividido, onde cada elemento tem o seu lugar.



“O mais importante foi encontrar um equilíbrio entre estética e funcionalidade. Queríamos que o interior fosse bonito e que correspondesse às necessidades diárias dos moradores”, sublinha a arquiteta.





O design cativa pela subtilidade no jogo de contrastes. A madeira escura dos móveis joga com o tom fresco e suave de azul das unidades da cozinha. A cor rica da mesa antiga combina com o mármore branqueado, com os seus veios cinzentos. Por sua vez, as vitrinas de porcelana iluminadas, num tom borgonha, conferem ao interior um ambiente intimista.





“Materiais nobres, apontamentos distintos e atenção ao pormenor fazem parte desta história”, diz Pietras. Além da sua funcionalidade, o apartamento impressiona pela riqueza de detalhes. No hall, há um guarda-roupa espaçoso de folheado de chekhot, que esconde as roupas, divide o espaço e assegura privacidade. O piso é decorado com azulejos que evocam o estilo das moradias pré-guerra de Łódź. A sala de jantar foi acentuada com uma tonalidade de turquesa e o escritório recebeu o papel de parede decorativo Frutto Proibito da Cole & Son.


“Um apartamento não é apenas um espaço, é uma história sobre o seu proprietário. Tentamos tornar cada projeto único, tal como as histórias que nele habitam”, conclui Hanna Pietras. Esta casa prova que a combinação entre o passado e o contemporâneo pode criar um interior que é, ao mesmo tempo, elegante e confortável. Funcional, a casa reflete a personalidade dos seus habitantes.