Por a 29 Novembro 2023

Um casal de empresários, na casa dos 70 anos, comprou uma segunda residência numa cidade que visitam com frequência. A necessidade de a adequarem  às necessidades atuais e ao tipo de vida que queriam fazer neste apartamento, levou a que contratassem ajuda profissional. Veja o resultado.

Projeto: David Bastos /  Fototografia: Tuca Reinés  / segundo memória descritiva

Um casal de empresários procurava um apartamento numa cidade que visita com frequência a trabalho e em lazer – São Paulo. Encontraram o imóvel que procuravam no bairro Jardim Paulista, mas pese embora a área generosa – 174m2 -, o mesmo não cumpria com alguna requisitos importantes.

Daí a chamarem o arquiteto David Bastos foi um instante – ‘’os clientes queriam um projeto de adaptação da planta às suas necessidades específicas e também decorar todos os espaços’’, conta-nos, sublinhando que, ‘’como os clientes têm um perfil mais clássico, tradicional, solicitaram tons neutros na decoração. Além disso, pediram uma sala ampla para receber a família e um escritório onde pudessem trabalhar remotamente’’.

Entre as principais modificações na planta do imóvel – como o apartamento não é a residência principal dos clientes e eles adoram explorar os restaurantes da cidade – foi a redução da cozinha para que esta servisse apenas de apoio, abrindo, assim, espaço para criar um escritório charmoso, que também pode ser usado como quarto de hóspedes, uma vez que conta com um lavabo privativo, sofá-cama e uma televisão.

Segundo David Bastos, o conceito principal do projeto partiu da integração dos espaços do setor social, que uniu sala de estar, jantar e bar, deixando a cozinha e o escritório separados desta grande área de convivência por portas, deixando em aberto a possibilidade de  serem integrados à sala, quando necessário.

Na decoração é tudo novo, com exceção de alguns objetos e obras de arte (todas as serigrafias são do artista Carybé), que já faziam parte do acervo dos clientes. “Os tons neutros de bege e cinza do mobiliário e do papel de parede que reveste todo o apartamento trazem unidade visual ao conjunto, enquanto as marcenarias em nogueira, o piso em réguas de cumaru e as cortinas de linho claro deixam os ambientes mais aconchegantes e acolhedores”, diz David.

“Dentro deste contexto de neutralidade, a poltrona com pufe estofados em couro verde torna-se um ponto focal da sala de estar com televisão”, ressalta.

Como os clientes gostam de conforto e peças atemporais, o sofá, o pufe, a poltrona e as cadeiras foram produzidos, sob encomenda, pela Jocal, e estofados com tecidos de materiais naturais, da Celina Dias. Já a mesa de jantar foi desenhada pelo escritório e executada em pedra pela Brasigran. Por fim, os móveis das suítes (incluindo camas e mesas de cabeceira) vieram da Madeira Bonita.

Segundo David Bastos, o maior desafio deste projeto foi mesmo a cozinha, por ter de ser compacta e ao mesmo tempo funcional.

0
Would love your thoughts, please comment.x