Por a 27 Junho 2025

Nesta casa, os pormenores antigos – como as sancas de gesso originais ou rosetas -, coabitam com o mobiliário e peças de design contemporâneo. Um projeto do arquiteto Morris Adjmi, fotografado por Nicole Franzen.

Projeto: Morris Adjmi / Fotografias: Nicole Franzen / Edição: Isabel Figueiredo

Esta casa de campo com cinco divisões, entre elas um salão central, há muito que pedia uma atenção especial. Havia que realçar a beleza arquitetónica do edifício e reinterpretar o estilo italiano – influência do arquiteto Aldo Rossi, e mentor de Adjmi -, além da estética que replica a sua cidade natal, tanto na sua resistência como na sua decadência.

Toda a série de renovações, ao longo dos anos, havia contribuído para um ambiente desarticulado. Construída na década de 1840, a casa, de estilo revivalista grego, e adaptada a uma moradia de influência italiana na década de 1880, foi renovada depois da devastação do furacão Katrina. Esta última remodelação, diz Adjmi, “não foi sensível à arquitetura original. Dava para perceber que se tratava de uma casa fantástica, com um belíssimo jardim, mas que precisava de muita dedicação”.

Adjmi e a mulher, a arquiteta e fotógrafa Lisa Mahar, compraram a propriedade, destinando grande parte do tempo à investigação histórica antes de partirem para a grande obra de renovação durante os dois anos seguintes.  

Os moldes da coroa de gesso original do hall de entrada foram replicados para serem recriados em toda a casa. Em homenagem ao design original, a única lareira de ferro fundido que sobreviveu à passagem dos anos foi igualmente replicada para substituir as lareiras de madeira simples, adições posteriores. A marquise manteve os pormenores intactos, incluindo o chão de madeira e o trabalho de remate nas escadas, bem como as molduras e rosetas recriados.

Adjmi selecionou candeeiros de linhas modernas, como o lustre Cloud 37 da Apparatus no salão e um outro, o Matter Made Arca, de três níveis, visto na sala de jantar, de forma a contrastar com as requintadas recriações históricas. Aqui, a mesa Rilievo comanda o ambiente e as cadeiras sem braços Tulip, da Knoll, alinham-se com a peça de mármore da lareira, ao fundo.

No quarto principal, a cama de dossel Desiron Cooper em nogueira natural é abrilhantada pelo lustre em vidro de Murano, de Carlo Scarpa, suspenso sobre a mesma. “Tentámos devolver aos dias de hoje a arquitetura original”, diz Adjmi, que contou com a ajuda e a experiência do mestre artesão de estuque Janusz Urbanski. 

A influência do arquiteto vencedor do Prémio Pritzker, Aldo Rossi, já não é tão evidente hoje na sala de jantar, onde se encontra agora uma mesa com o seu desenho, inspirada num esboço de uma outra, mais pequena, esculpida em madeira de nogueira, que pertenceu ao avô de Rossi — o desenho original de Rossi tinha cerca de um metro e oitenta e cinco; a versão de Adjmi, uma peça de mármore personalizada, mede mais do que o normal: três metros e oitenta e quatro. “Esta peça lidera o espaço”, diz Adjmi. A inspiração italiana de alto nível para este projeto também encontra as suas raízes na Casa Mollino, em Turim, onde “a justaposição de textura e cor sobressaem”.

“No fim dos trabalhos, ao cabo dos dois anos de renovação”, diz Adjmi, que assina vários edifícios de luxo em Nova Iorque e Washington-DC, “este projeto abriu caminho para fazer o que poderia ter considerado impensável há uns anos: abrir um escritório na minha cidade natal. As coisas mudam. Tem sido um bom lugar para fazer as duas coisas: divertir-me e trabalhar.”