Por a 29 Janeiro 2025

Um pequeno apartamento projetado pelo estúdio llabb dialoga com a monumentalidade do centro histórico de Génova, Itália. As fotografias são do Studio Campo.

Projeto: Llabb Studio / Fotografia: Studio CampoGaia Cambiaggi & Anna Positano / Texto: Isabel Figueiredo

O espaço compacto criado pelos jovens arquitetos do estúdio llabb no centro histórico de Génova encontra o seu lugar numa secção do imponente salão de um antigo palácio. A solução aproveita ao máximo cada oportunidade para acomodar a vida dos jovens proprietários, encontrando amplitude na área de estar com pé-direito duplo, iluminada por três exuberantes janelas que emolduram vistas próximas das cúpulas de San Giorgio e San Torpete. O mobiliário, em boa parte feito por medida, desempenha múltiplas funções, ajudando a definir o espaço habitacional.

Estamos no centro histórico de Génova, num tecido urbano denso e compacto, caracterizado pela presença de imponentes palácios familiares que outrora contrastavam com os grandes salões de pé-direito elevado, iluminados por amplas janelas. O palácio onde se encontra o apartamento projetado pelo llabb — o estúdio de arquitetura liderado por Federico Robbiano e Luca Scardulla — tem vista para a Piazza di San Giorgio.

O salão original foi dividido em dois apartamentos, sendo que o objeto desta intervenção ocupa dois terços da superfície inicial. Antes da renovação, o espaço consistia em três salas com janelas, uma casa de banho sem luz natural e uma altura interior de 3,3 metros. Havia ainda uma escada que dava acesso a um sótão com cerca de 1,3 metros de altura. A primeira intervenção dos arquitetos foi ‘limpar’, quase na íntegra, o espaço, demolindo o sótão e as divisórias internas, recuperando assim uma altura livre de 4,7 metros. Assim, foi possível reagruparem as três janelas dispostas em duas fileiras, incluindo uma que havia sido murada, todas com vista para a antiga praça do mercado.

Foi neste momento, dizem os arquitetos, que a história do edifício se cruzou com a dos dois jovens proprietários: uma especialista em comunicação e estratega digital e o seu companheiro, curador de festivais de fotografia. Ambos necessitavam de espaço para guardar livros, catálogos e obras de arte, além de um lugar para receber amigos e trabalhar remotamente.

Considerando a estrutura existente e as necessidades dos clientes, o estúdio llabb optou por preservar parte do sótão e das divisórias apenas na área de entrada, oposta às janelas voltadas para a praça. Foram ali posicionados o quarto, a despensa e a casa de banho, sobre os quais foi construído um mezanino em contraplacado de okoumé com alturas variáveis. O corredor de entrada, que liga estes espaços, define uma zona comprimida que se expande rapidamente para a ampla área de estar, criando uma perspetiva que, através da zona de refeições, conduz o olhar do visitante até à imponente janela — quase 4 metros de altura — que emoldura a cúpula da Igreja de San Giorgio.

A área de estar, no final do corredor, é espaçosa e luminosa. Aqui encontram-se a cozinha, apoiada por uma generosa zona de refeições, e a sala de estar, que também pode servir como espaço de trabalho. As três grandes janelas iluminam significativamente as paredes exteriores voltadas a sudeste e sudoeste. Em contraste com essa leveza, foi criada uma biblioteca vertical. Projetada com montantes que vão do chão ao teto e dividem a parede em ritmos regulares, a biblioteca abriga a cozinha na sua parte inferior. Uma escada deslizante em trilhos de alumínio permite o acesso às prateleiras superiores e facilita a manutenção das janelas.

O lado da área de estar por onde se entra é definido por uma peça de mobiliário multifacetada, feita por medida. Este elemento espacial serve como escada para o mezanino e integra armários de arrumação que apoiam o quarto, um painel de vidro opalino que traz mais luz para esta área de dormir e um sofá que se estende a partir do primeiro degrau das escadas do mezanino. A estrutura tubular branca e leve acompanha a subida para o mezanino, onde a secretária observa a área de estar inferior e, numa porção elevada acima da despensa, encontra-se um futon para hóspedes.

O mezanino segue um percurso sinuoso até se expandir numa pequena forma curva projetada, continuando a solução adotada no volume abaixo. No mezanino, a curvatura procura suavizar a parte projetada da estrutura; na secção inferior, suaviza a aresta do volume, criando uma assimetria entre as paredes que definem o corredor. A curva do volume inferior contorna a área do duche da casa de banho, separada por um vidro vertical com montantes em ardósia que deixam a luz natural entrar neste espaço fechado. Os jogos de luz recortam os pequenos azulejos azul-escuros, criando vibrações visuais. Os mesmos azulejos, mas noutra cor, foram utilizados no restante espaço da casa de banho.

Na casa de banho, tal como no resto do apartamento, o pavimento original em terrazzo foi preservado. Embora não particularmente ornamentado, serve como testemunho da história arquitetónica da região da Ligúria. Seguindo o mesmo princípio, os estuques decorativos no teto, datados do início do século XX, também foram mantidos. Devido à ausência de um canto do estuque, decidiu-se reinterpretá-lo de forma contemporânea, modelando-o em 3D e imprimindo-o. Diferente dos outros designs, o motivo central representa uma figura de Lego — uma curiosa surpresa, segundo os arquitetos Luca Scardulla e Federico Robbiano, que reflete o lado lúdico do estúdio e dos seus clientes.

0
Would love your thoughts, please comment.x