Por a 26 Novembro 2024

O gabinete de arquitetura e design de interiores Palladian assina a remodelação e ampliação desta deslumbrante casa Arts & Crafts em Kensington, no oeste de Londres. A propriedade, datada do início do século XX, foi baptizada de “The Tile House” devido ao antigo uso industrial do edifício, tendo sido originalmente construído em 1909-10 como uma fábrica de azulejos. As fotografias são de Tarry and Perry Photography.

Projeto: Palladian / Fotografia: Tarry and Perry Photography / segundo a memória descritiva. 

A conversão da fábrica em residência doméstica já tinha algumas décadas quando a Palladian entrou no processo, instruída pelos novos proprietários para remodelar a casa de modo a satisfazer as suas necessidades e as da sua família, em crescimento. O objetivo? Conceber uma casa com um interior contemporâneo, mas que também respeitasse o património do edifício, incorporando referências ao movimento Arts & Crafts e à vida anterior do edifício. 

“Inicialmente, explorar esta via significava procurar preservar caraterísticas selecionadas que mantivessem uma ligação ao estilo original do edifício”, explicou Hugo Lindsay-Fynn, sócio fundador e diretor comercial da Palladian, ”bem como procurar incorporar o apreço do movimento Arts & Crafts pela luminosidade e pelo mundo natural, utilizando materiais naturais e trazendo luz natural sempre que possível.  

No entanto, quando escavámos as fundações para criar o plano de espaço alargado para a casa, encontrámos ouro metafórico ao nos depararmos com pilhas de azulejos originais, maravilhosamente preservados, que correspondiam ao passado da fábrica. Pudemos incorporá-los no novo esquema de design de interiores como uma ligação direta à vida anterior do edifício, incluindo a sua utilização para revestir áreas de destaque, tais como o contorno da lareira do hall de entrada e as secretárias feitas à medida”. 

As principais caraterísticas do esquema arquitetónico incluem a criação de um espaço de vida contemporâneo de dois níveis, destinado para a parte traseira do rés do chão da propriedade, bem como a adição de uma nova escadaria que conduz à extensão recém-criada e o restauro do hall de entrada, recentemente acentuado pelo renascimento da lareira original. 

“A propriedade incorpora o espírito do Arts & Crafts sem ser uma mera imitação, preservando as caraterísticas que mantiveram uma ligação ao seu estilo original”. O novo projeto teve como objetivo maximizar a entrada de luz natural, por exemplo, de modo a refletir o apreço do movimento pela luminosidade e pela natureza. Sempre que possível, os tamanhos das janelas foram alterados e as alturas dos tetos aumentadas para atingir este objetivo e para melhor se adequarem às proporções do espaço. 

O gosto dos novos proprietários pela comida e pela culinária fez com que a cozinha e a área de refeições nas traseiras da casa fossem uma área de especial atenção. Uma transformação abrangente do piso térreo estabeleceu um novo espaço de cozinha em plano aberto, transformando-o no coração e na alma da nova casa. Este foco incluiu a remodelação de uma extensão traseira existente, agora alongada para criar um espaço mais harmonioso e fluido. Uma janela Oriel expansiva ocupa o centro do palco, acrescentando à narrativa Arts & Crafts o benefício de maior influxo de uma ampla luz natural e criando ligações com o exterior. Uma claraboia foi estrategicamente posicionada no terraço acima para canalizar mais luz natural para as profundezas do espaço em plano aberto.  

A escadaria principal da casa foi reposicionada para otimizar a circulação e reduzir o espaço de patamar redundante. A criação de um novo canto de leitura numa janela que se abre sob a escada cria um belo pormenor e abre vistas para o jardim das traseiras. O hall de entrada forma um destaque central onde as caraterísticas originais são preservadas, mas com um toque moderno, incluindo painéis de azulejos pintados à mão à volta da lareira e da escada, que conduz ao novo espaço da cozinha.  

A filosofia de design da Palladian inclui uma preferência por materiais naturais de origem responsável, uma vez que estes não só incorporam robustez e durabilidade, como também envelhecem mais graciosamente.  O compromisso com a sustentabilidade faz parte desta filosofia. “Grande parte da madeira utilizada em toda a cozinha deste projeto foi obtida, por exemplo, de árvores caídas em parques locais”. 

A nova disposição interior proporciona mais flexibilidade e um bom equilíbrio entre tradição e inovação, oferecendo aos novos proprietários a opção de escolher a posição da sua suíte principal no primeiro ou no segundo andar. O trabalho de renovação incluiu a adição de dois quartos adicionais, uma casa de banho familiar partilhada, uma suíte de hóspedes e uma quinta sala polivalente para satisfazer as necessidades familiares variadas. “A abordagem holística da Palladian para a remodelação da casa encapsula uma sinergia de funcionalidade e estética. Os interiores apresentam uma mistura de materiais artificiais e naturais, incluindo acabamentos em pedra e madeira”. A nova carpintaria, equipada e feita à medida, utiliza espaços geométricos e está posicionada de forma a libertar espaço de outras divisões. “A nossa equipa de design também procurou escolher os melhores fornecedores para elementos-chave como as bancadas de cozinha Granby Rock — um impressionante ‘terrazzo’ reciclado em mármore composto por tijolo reciclado triturado, ardósia e outros materiais residuais”. A RHMB foi encarregue de conceber e construir os armários de cozinha, com carpintaria feita a partir de madeira recuperada de florestas locais de Londres. 

Foram também incorporados elementos artesanais, sendo a paixão pelo artesanato outro elemento-chave da abordagem Palladiana. “A artista de esculturas móveis radicada em Paris, Cristel Sadde, concebeu a bela escultura suspensa feita à medida que coroa a sala de estar reconfigurada, por exemplo, enquanto os padrões de impressão de blocos à mão de Louisa Loakes foram utilizados para vestir o quarto”. 

A Palladian é uma empresa de arquitetura e design de interiores registada pelo RIBA, que oferece um serviço completo de consultoria de estilo de vida. Fundada em 2006 pelos irmãos Hugo e Beatle Lindsay-Fynn, a visão da Palladian é defender o poder transformador que a arquitetura e o design podem ter sobre os ambientes quotidianos das pessoas — e, em última análise, sobre as suas vidas.  

0
Would love your thoughts, please comment.x