A Rg House representa uma obra pura de arquitetura de interiores, que responde às necessidades de uma casa em que a luz, o pormenor, as formas e o equilíbrio dos materiais orientam cada solução. No projeto, o supérfluo é obviado e os espaços tornam-se volumes evocativos de formas equilibradas.
Projeto: Summumstudio / Fotografias: Fernando Alda / segundo memoria descritiva
A RG House é um projeto de arquitetura de interiores residencial situado em Madrid, assinado pelo Summumstudio, que consiste numa moradia unifamiliar isolada de 2 pisos em que o conforto e a luz são de extrema importância.
A luz e a uniformidade dos materiais orientam o desenho e os detalhes, configurando um espaço de raízes mediterrâneas, com uma abordagem arquitectónica que privilegia a simplicidade e a essência em detrimento do supérfluo.
Três aspetos prevalecem no projeto: a atenção silenciosa a cada detalhe, a convivência entre materiais e uma simplicidade luxuosa nascida da sua nobreza.
A proposta de arquitetura de interiores foi resolvida com três materiais: carvalho branqueado, latão envelhecido e porcelanato rectificado de grande formato, que servem de fio condutor para articular e definir todos e cada um dos espaços.
A seleção destes materiais obedece a um critério de compensação, ou seja, os materiais principais são equilibrados para dar como resultado um espaço cheio de calma e ordem.
O aspeto inerte da pedra manifesta-se sob a forma de grandes blocos, que circulam pelas salas, esculpindo volumes para gerar a escadaria.
Esta rotundidade é animada graças à qualidade e ao conforto proporcionados pela madeira e, neste caso, o carvalho branqueado consegue ligar-se perfeitamente a nível cromático, conseguindo espaços equilibrados onde a luz os esculpe e realça as suas nuances.
Uma escada escultural de proporções precisas dá-nos as boas-vindas e revela em primeiro plano a circularidade das formas e dos volumes que compõem a casa. Um desenho estudado da entrada de luz natural em relação aos espaços ajuda a definir a sensação de calma.
No piso térreo, existe uma sala de estar e jantar, ligada à cozinha e zonas de apoio, bem como um escritório e dois quartos em suite. Em todo o projeto, os diferentes materiais convivem e transitam entre si com grande harmonia.
Na sala de estar e jantar, uma mesa foi desenhada à medida pelo Summumstudio, utilizando um tampo cerâmico de grandes dimensões da Living Ceramics, em coexistência com o resto dos materiais cerâmicos utilizados.
Este mesmo exercício de integração de materiais e de estudo do pormenor foi realizado nos lavatórios da casa, que foram desenhados à medida pelo atelier, utilizando de novo azulejos de porcelana em consonância com as loiças sanitárias e torneiras e os materiais utilizados no resto da casa.
No primeiro andar encontram-se os restantes quartos, todos eles também em suite, e o quarto principal, que inclui também um quarto de vestir.