Uma pequena casa colonial em Búzios, ganhou uma decoração navy e uma leveza em tons de branco. O projeto é do escritório Janeiro Arquitetura.
Projeto: Janeiro Arquitetura / Fotografia: Ariel Chalom
Eles queriam uma casa na praia… para ver as filhas crescer, verão após verão, livres e felizes. E esta propriedade em Búzios, pareceu perfeita para realizar os seus sonhos.
Mas a casinha branca, com ar colonial e de portas e janelas azuis, não estava nada charmosa quando foi adquirida pelo casal.
O estado era até bastante degradado, mas o potencial era enorme – conta Fernanda Zeitoune, da Janeiro Arquitetura, responsável por todo o projeto de remodelação.
Além de querer uma casa para passar os fins de semana e férias, a família queria também transformar o espaço num investimento, alugando por temporada. Por isso, quis acrescentar uma suíte ao imóvel que originalmente tinha três quartos no segundo andar. A solução foi criar uma suíte térrea, escondida, de frente para a sala de estar.
O piso térreo, aliás, foi completamente refeito com a integração da cozinha tanto à área social interna quanto ao quintal, onde fica uma pérgola que permite fazer refeições ao ar livre. Na sala, o gesso do teto foi retirado revelando o telhado, aumentando o pé-direito e trazendo uma nova vibração ao espaço, que ganhou uma decoração navy, com predominância do branco e azul.
A casa de banho, em tons mais claros de azul e com ladrilhos, traz um certo ar vintage ao ambiente.
Os três quartos originais também foram totalmente remodelados e ganharam armários abertos de madeira desenhados pelo escritório de arquitetura, para dar resposta tanto à família como aos hóspedes temporários.
A única coisa que não foi alterada foi a bonita fachada, uma vez que tanto os proprietários, como a arquiteta, fizeram questão de manter a arquitetura original da casa e o jardim exterior, que são um verdadeiro convite a celebrar o verão.