Por a 13 Agosto 2024

O novo apartamento da arquiteta Andrea Chicharo em Portugal, é em Cascais , e tem uma vista incrível para o mar.

Projeto: Andrea Chicharo / Fotografia: Gui Morelli

Carioca que é carioca não consegue passar muito tempo longe da praia. E não foi diferente para a arquiteta Andrea Chicharo. Depois de nove anos a dividir-se  entre o Rio de Janeiro e Lisboa, a arquiteta tem uma casa nova em Cascais, com vista para o mar.

A cidade, ela conhece bem. Afinal, já realizou inúmeros projetos por lá. Mas faltava um para chamar de seu. E a escolha de Andrea foi bem diferente da maioria da dos seus clientes: um apartamento antigo, num prédio da década de 1960.


“Quase todos os projetos que fiz em Cascais foram em prédios novos, construídos nos últimos anos. Mas eu prefiro construções mais antigas. E este é um dos edifícios mais altos do quarteirão. Então, tem uma vista incrível para o mar de todos os ambientes do apartamento”, conta Andrea.

A remodelação foi completa. Apesar de amplo –  300 m² -, o apartamento só tinha um quarto porque a proprietária anterior morava sozinha. Para atender às necessidades da família de Andrea, foi necessário criar duas novas suítes, e por isso, o layout do imóvel mudou bastante.


No primeiro andar ficaram as três suítes, um lavabo, uma sala de jantar confortável – com uma mesa de três metros para receber convidados – e um pequeno social ao redor de uma lareira. Este andar tem ainda a cozinha e uma pequena área de serviço, que a arquiteta precisou de criar, já que o espaço não é comum em apartamentos portugueses.

O segundo andar foi transformado numa grande área social com sala de estar, sala de TV, um espaço para jantar, um lavabo e uma pequena copa para atender também a área exterior, onde é possível receber os amigos para um churrasco.

A decoração segue um estilo contemporâneo, com predomínio do design italiano. Mas há também peças inglesas e chinesas, um painel de azulejos portugueses e uma mistura de materiais que Andrea adora: metal, madeira, couro, palha. Os móveis foram quase todos trazidos do seu antigo apartamento em Lisboa. Mas como o espaço é maior foi preciso acrescentar peças novas. 


“Gosto desta mistura e acho importante ter sempre peças locais. É o que traz identidade e personalidade aos ambientes”, comenta a arquiteta.

A paleta de cores é variada, mas com uma base neutra. O pavimento é em carvalho (no primeiro andar) e cimento (no segundo), e os revestimentos em laca branca, mármore e madeira. Os apontamentos de cor, aparecem em todos os ambientes – tons mais fortes como o vermelho na sala de estar e o grafite na sala de TV; e tons suaves como o cinza claro dos quartos.

Objetos pessoais, cerâmicas portuguesas das décadas de 1960 e 1970 e obras de arte dos brasileiros Frida Baranek e José Bechara e do português José Pedro Croft completam a decoração do novo lar de Andrea em Portugal. “Em Lisboa, estávamos numa área muito turística. Cascais é mais calma. E traz um estilo de vida diferente: dá para praticar mais desporto, ir à praia a pé. E tudo a apenas 20 minutos de Lisboa”, conclui. 

0
Would love your thoughts, please comment.x