Por a 24 Julho 2024

Localizada no México e perfeitamente integrada na sua envolvente, esta casa lembra o escalar de uma montanha, uma vez que ao subir se vão descobrindo vistas de tirar o fôlego.

Projeto: Pérez Palacios Arquitetos Associados / Fotografia: Luis Garvan

Localizado em Valle de Bravo, no México, esta casa nasceu do entendimento e respeito pela natureza que habita o lugar em que se insere. De linhas retas e aspeto austero, a delicadeza com que se funde na vegetação, aligeira a materialidade e dá-lhe um ar quase etéreo.

Segundo os autores do projeto de arquitetura, a principal intenção aquando do seu desenho e construção, foi a de criar um andar superior aberto que se relacionasse diretamente com as copas das árvores ao redor – elementos esses que dão a essência ao projeto e criam as atmosferas e vistas por toda a casa.

O projeto da residência, assinado pelo escritório Péres Palacios Arquitetos Associados, adapta-se à topografia natural do local absorvendo a inclinação. Foram poucas as escavações realizadas. Os arquitetos escolheram elevar os espaços públicos um nível acima do solo, introduzindo uma série de plataformas que podem ser vivenciadas de várias maneiras junto da natureza.

Por outro lado, o piso térreo acolhe os quartos, garantindo a privacidade e a tranquilidade necessárias nessas áreas.

Em suma, o conceito desta casa lembra o ato de escalar uma montanha, porque, explicam os arquitetos, “conforme se sobe, vão-se descobrindo vistas de tirar o fôlego” .

0
Would love your thoughts, please comment.x