Os proprietários, de origem mexicana e galega, queriam ver refletidas as suas raízes na sua nova casa em Madrid, expressas por via das cores dos azulejos de cerâmica da WOW Design, nomeadamente os da coleção Bejmat. O estúdio de design de interiores Sierra+De La Higuera assina o projeto de renovação total.
Texto: Isabel Figueiredo / Projeto: Sierra+De La Higuera / Fotografias: Germán Saiz
Conde Duque é um bairro no coração de Madrid, alegre, boémio e descontraído, com um comércio emergente, mas com uma atmosfera vintage. O estúdio de design de interiores Sierra+De La Higuera realizou uma remodelação integral e cheia de vida, numa das suas casas, localizada numa das muitas ruas estreitas do bairro, usando as cerâmicas da WOW Design.
Os proprietários do apartamento de 150 metros quadrados são um jovem casal que, além de apaixonados por viagens, têm diferentes origens: ela é originária do México e ele da Galícia. Por esse motivo, queriam incorporar parte das suas raízes na nova casa. Como destacam os designers de interiores, “o projeto é o resultado da nossa pesquisa, focado nas cores, uma característica marcada pelas viagens e origens dos clientes”.
Ao estúdio foi pedida uma renovação completa do apartamento, o que implicou a mudança abrangente do seu layout. O plano original consistia numa série de divisões dispostas ao longo de um corredor longo e sem janelas. O principal objetivo do novo projeto era criar uma planta baixa e aberta, gerar espaços amplos, eliminar corredores e maximizar a entrada de luz natural.
A equipa do estúdio sediado em Madrid optou por cores vibrantes, como amarelos, verdes, azuis e vermelhos intensos, para criar uma sensação de alegria e dar força ao projeto. Para tal, selecionaram peças de cerâmica de pequeno formato da WOW Design, da coleção Bejmat, em diferentes cores e tamanhos, que foram distribuídas por toda a casa. “O motivo da escolha da cerâmica foi o facto de ser um material artesanal muito expressivo que nos dá a oportunidade de ter uma grande variedade de cores para aproximar o México e Madrid por meio da cor, o que era o nosso objetivo”, dizem os designers de interiores.
O hall de entrada foi projetado com um painel de madeira em forma de arco, concebido para separar duas áreas distintas da casa. Uma delas é a zona de jantar e cozinha, inspirada em elementos do México e revestida com cerâmica verde-esmeralda. A outra área compreende os terraços e a sala de estar, inspirada em Singapura. Neste último espaço, foram usadas peças de cerâmica amarela e branca, que se destacam ainda mais sob a luz direta do sol.
Nalgumas áreas, as cores dos azulejos são aplicadas a outros elementos, para criar um sentido de coesão; por exemplo, o verde usado na cozinha combina com o estofamento da mesma cor do sofá na sala de estar. Na sala de estar e nos dois espaços de banho, com acabamentos em vermelho e azul, respetivamente, foram usadas peças de cerâmica para criar rodapés decorativos com riscas, e estes emolduram as diferentes áreas.