Por a 6 Setembro 2022

Sequências vibrantes em tons frios e quentes configuram este charmoso apartamento em Milão. O coletivo Atelierzero assina o projeto desta transformação radical.

Projeto: Atelierzero / Fotografias: Matteo Losurdo

Este charmoso apartamento, localizado no coração da Chinatown de Milão, passou por um processo de transformação radical, mantendo contundo o layout original das paredes. Cada divisão apresenta uma alternância de tons frios e quentes, criando uma sequência vibrante, mas acolhedora e descontraída.

O interior foi pensado como uma sucessão de espaços, ligados entre si por uma escolha precisa de cores e materiais. Apesar do tamanho relativamente pequeno, o uso da cor possibilitou a criação de diferentes situações e momentos que se interligam entre si.

Na área de jantar, por exemplo, as formas pintadas na parede definem um cantinho de leitura, e o mesmo tom é usado para a estante no nicho da frente.

A cozinha, no mesmo ambiente, torna-se um momento monocromático e imersivo por si só dentro de um cenário maior, e é definida por um tom verde que é utilizado nas paredes, piso, portas e tampo de mármore.

O corredor é a divisão mais marcante da casa, e lembra os padrões encontrados em muitos pavimentos de colunatas do centro histórico de Milão.

O apartamento apresenta ainda uma dualidade que se estende à escolha do mobiliário, que vai dos elementos existentes preservados como lembranças queridas – incluindo as cadeiras, cadeira de baloiço em palha de Viena, a cabeceira e o guarda-roupa vintage dos anos 70 no quarto – combinados com móveis feitos por medida, inseridos numa decoração clean e contemporânea, criando assim um contraste agradável.

0
Would love your thoughts, please comment.x