O estúdio HW Studio assina esta pequena casa projetada à imagem do seu ambiente natural em Guanajuato, México. Um projeto que obriga a uma peregrinação permanente entre espaços, e assim força o contacto com a terra, o ar e a montanha.
Projeto: HW Studio / Fotografias: César Béjar
Após uma extensa pesquisa histórica, o estúdio de arquitetura HW Studio concluiu que existem poucos lugares no México com uma identidade construtiva tão forte como Guanajuato. Essa constatação reflete-se claramente na sua arquitetura, nos utensílios tradicionais de cozinha, nos aquedutos e até nas lendas.
Na região de Guanajuato, a pedra é um elemento profundamente enraizado em todas as formas de expressão cultural. Assim, o material para esta pequena casa projetada à imagem de seu ambiente natural, foi facilmente selecionado.
Todo o programa está organizado com base numa planta cruciforme; assim, o espaço é dividido em quatro quadrantes por um cruzamento de vielas de pedra que definem os caminhos, enquadrando todos os momentos, e separando um quadrante do outro.
Uma vez divididos, foi atribuída uma “vocação” a cada um destes quadrantes. O quadrante inferior direito recebe quem chega e abriga um jardim endêmico que reforça, protege e acolhe seres vivos e humanos. O segundo quadrante recebe os carros. Um longo muro de pedra protege a entrada, evita os olhares para dentro da casa e enfatiza a presença horizontal da montanha ao fundo.
No terceiro quadrante fica um quarto. Os espaços públicos são separados dos privados por um volume único onde ficam as casas de banho, vestiário e área de serviço. O quarto quadrante abriga o escritório, e este é o único elemento vertical visivelmente proeminente que contrasta com a horizontalidade da paisagem e dos restantes elementos.
A dispersão entre os ambientes obriga a uma peregrinação permanente entre espaços, e assim força o contacto com a terra, o ar e a montanha, como um antigo mosteiro emoldurando a paisagem, mas ao mesmo tempo formando uma parte natural dela.