Por a 28 Março 2024

É o “Designer do Ano 2024”, nomeado pela Maison&Objet Paris (2024), prémio atribuído a cada edição de janeiro da feira a uma personalidade-chave no panorama internacional do design e da decoração.

Texto: Isabel Figueiredo

A singularidade do universo de Lehanneur, com trabalhos expostos em museus como o Centre Pompidou (Paris), MoMA (NY) ou Design Museum de Gent, na Bélgica, aliada à globalidade da sua abordagem criativa, faz deste designer um pioneiro da comunidade do design e da decoração. Para o evento da M&O de janeiro, Mathieu Lehanneur teve carta branca para a criação da cenografia do seu espaço, Outonomy, refletindo o trabalho de investigação e o seu percurso profissional.  

Desde o seu projeto de licenciatura que Mathieu Lehanneur tem vindo a explorar vários caminhos. O trabalho centrou-se na conceção de medicamentos, procurando melhorar a relação dos pacientes com a doença e o tratamento. O projeto chamou a atenção da equipa do MoMA, em Nova Iorque, e foi imediatamente adquirido para integrar as suas colecções permanentes.

Lehanneur fundou o seu próprio atelier muito cedo, em 2001, tendo colaborado com marcas de luxo como a Cartier e a Veuve Clicquot, desenvolvido interiores e criado mobiliário e objetos de decoração. Em 2015, paralelamente a estas atividades, foi nomeado Designer Chefe da Huawei. “Porque os objetos têm o poder de nos transformar, porque somos corpo e mente, porque o que possuímos nos representa” — o manifesto de Mathieu Lehanneur posiciona a sua investigação no tangível e no intangível.

O designer trabalha em estreita colaboração com cientistas e start-ups, combinando design e tecnologia, arte e saber-fazer artesanal, inspirando-se também na natureza e na história. Em 2007, criou o purificador de ar Andrea em colaboração com a Universidade de Harvard. Em 2018, afirmou a sua independência ao fundar a marca que leva o seu nome. Atualmente, tudo o que leva a sua assinatura é concebido, produzido e vendido sob a sua marca. “O que quer que eu queira fazer, posso consegui-lo aqui”, explica. 

Durante a pandemia de 2020, Mathieu Lehanneur criou State of the World, uma coleção de esculturas em alumínio que mostra as variações históricas contidas nas pirâmides populacionais de cada país. Recentemente, desenhou a Tocha Olímpica e Paralímpica para os Jogos de Paris 2024. 

www.mathieulehanneur.fr

0
Would love your thoughts, please comment.x