Por a 6 Março 2024

Catherine Cabral

O Atelier Catherine Cabral Design & Interiors é um Atelier de Design e Arquitectura de Interiores, localizado no Estoril. Fundado no ano 2000 por Catherine Cabral, tem o seu foco na criação de espaços únicos e intemporais. 

 O atelier trabalha numa ampla gama de projetos, tanto no setor privado como no comercial. Esses projetos abrangem novas construções, reformas contemporâneas ou de caracter histórico. Esta flexibilidade indica a sua adaptabilidade e experiência em vários contextos de Design.

A principal característica deste Atelier é o seu compromisso com a criação de espaços de estilo intemporal que não saem de moda rapidamente. Isso inclui a criação de peças únicas de design exclusivo para cada projecto e focado no gosto e vivências do cliente.

Serviços: Arquitectura de Interiores | Decoração de Interiores (chave na mão) | Acompanhamento de obras | Showroom

Av. D. Nuno Alvares Pereira nº1B, 2765-555 Estoril (estacionamento privativo) | +351 913 303 360

[email protected] | www.Catherinecabral.com | Instagram | Facebook

North Art Déco House

Nas ruas do Porto, uma relíquia arquitetónica de 1947, projetada pelo arquiteto Júlio Brito, encontrou uma segunda vida graças a um projeto de decoração de interiores que une harmoniosamente a influência da Arte Déco e o Movimento Modernista. Esta casa de três andares abraça a sua história e originalidade, mantendo a beleza intemporal que a define.

Este projeto de decoração de interiores teve como premissa principal respeitar a história da casa e as influências do Movimento Modernista. A arquitetura da casa, com sua simplicidade elegante e formas geométricas, foi cuidadosamente preservada e realçada. Os pisos de madeira originais, com sua rica pátina, foram restaurados e permanecem uma característica marcante em toda a residência.

Os detalhes são o coração deste projeto. A influência da Arte Déco faz-se presente em pequenos elementos, como maçanetas, molduras de espelhos, e iluminação, que refletem a geometria e a extravagância desse estilo. A utilização de materiais naturais, como mármore e madeira maciça, acrescenta uma sensação de qualidade e durabilidade, mantendo-se fiel às raízes do Movimento Modernista.

A paleta de cores deste projeto é uma composição de tons neutros que cria um ambiente calmo e sofisticado. O bege, o cinza e o branco dominam, oferecendo um cenário intemporal. Apontamentos de cor, como azul-marinho profundo e vermelho-terracota, são estrategicamente aplicados, evocando a vibrante expressão da Arte Déco. Estes tons manifestam-se em almofadas, obras de arte e pequenos detalhes, criando uma sensação de equilíbrio e vitalidade.

Os detalhes desempenham um papel significativo na caracterização da decoração. Franjas, galões e tachas adornam cortinas, estofos e almofadas, criando uma sensação de requinte e encanto. Esses elementos integram-se naturalmente na paleta de cores neutras, adicionando textura e personalidade.

Elementos decorativos em estuque, juntamente com talhas douradas, são o auge da elegância nas áreas de convívio acrescentando profundidade e detalhe. A pintura decorativa naturalista nas escadas representa uma conexão com a natureza e uma homenagem ao Movimento Modernista, que valorizava a simplicidade e a relação com o meio ambiente.

Para manter a autenticidade do espaço, os papéis de parede incorporam desenhos e técnicas antigas, reproduzidos com precisão. Os padrões geométricos e motivos florais em almofadas fazem um retorno triunfante, criando um ambiente que evoca os sentimentos de uma era passada com um toque de modernidade.

Este projeto de decoração de interiores é um tributo ao passado e ao presente, onde a Arte Déco e o Movimento Modernista encontram-se harmoniosamente. A casa de 1947 no Porto é agora um testemunho de que o bom design transcende o tempo e mantém a capacidade de encantar e inspirar. É uma lembrança de que, ao honrar o passado, podemos criar ambientes que se tornam clássicos e intemporais para o futuro.

OUR STUDIO

O nosso ateliê em Lisboa é mais do que um espaço de trabalho, é uma extensão da nossa identidade, uma manifestação dos nossos gostos e paixões. Um ambiente amplo e carregado de luz, é o local onde damos vida a projetos que “festejam” a beleza dos detalhes.

Uma característica marcante do nosso ateliê é o cuidado dedicado aos detalhes. No teto, a recuperação de tetos antigos é um tributo à história de Lisboa. Os detalhes arquitetônicos restaurados, com seus ornamentos delicados, adicionam uma camada de beleza e autenticidade ao espaço.

Os nossos móveis contam histórias. Alguns foram desenhados por nós, enquanto outros foram descobertos nas nossas viagens de inspiração à volta do mundo. Cada peça é escolhida com precisão, dando uma dimensão única ao espaço e refletindo a nossa paixão pelo design e por aquilo que é belo.

A utilização de tecidos naturais é uma extensão de nossa filosofia de design. A sensação de conforto e qualidade que esses materiais proporcionam é inegável. Eles enriquecem as nossas peças de estofo, cortinas e almofadas, criando um ambiente acolhedor.

Os papéis de parede de palhinha, feitos à mão, são um “cantar” à habilidade artesanal. Cada folha carrega a impressão da dedicação de artesãos que tecem histórias através de padrões e texturas. Eles envolvem as paredes com calor e personalidade, adicionando uma dimensão única ao espaço.

No nosso ateliê, reunimos todas as amostras de azulejos, pedra, metais, estuques, tintas e tecidos que nos inspiram. Este espaço é uma compilação de possibilidades, onde a criatividade encontra a matéria-prima para se transformar em realidade.

O nosso armazém é outro lugar de inspiração. Aqui, reunimos as peças que nos encantam, que nos marcaram e que nos apaixonaram desde o primeiro encontro. Cada objecto cada detalhe possui uma história e uma beleza única e é nossa intenção que encontre na casa dos nossos clientes o seu lugar.

A luz que entra pelas janelas do nosso ateliê, iluminando cada canto, é uma lembrança constante da beleza que nos rodeia. O rio Tejo, majestoso e sereno, saúda-nos todos os dias, servindo como testemunha silenciosa do nosso caminho criativo.

O nosso ateliê em Lisboa é o epicentro de nossa paixão pelo design e pela beleza. Cada detalhe é cuidadosamente pensado, cada peça escolhida a dedo. É o lugar onde transformamos inspirações do mundo em realidade, onde a luz e o rio são os nossos eternos companheiros e onde a beleza está presente em cada cantinho. Este espaço é o reflexo de quem somos e do que amamos, e é nossa maior fonte de inspiração.

Raul Lino House

Belém, com suas ruas repletas de história, é o cenário perfeito para uma moradia que abraça o estilo arquitetônico inconfundível de Raul Lino. Este projeto, assinado pelo nosso atelier, assume as características distintas que definem a obra do arquiteto e as eleva a um novo patamar, combinando mobiliário antigo e peças exclusivas com materiais tradicionais.

A moradia desenhada por Raul Lino representa a sua visão arquitetônica única. Os espaços são cuidadosamente organizados em torno de pátios interiores, criando sombras suaves e espaços de transição que valorizam os alpendres, numa abordagem que desafia a natureza citadina. Esta característica anti citadina oferece uma fuga da agitação urbana, criando uma atmosfera serena e convidativa.

O mobiliário desta moradia foi escolhido com grande cuidado, e mais uma vez, especificamente para este projeto. Móveis antigos, ricamente ornamentados, coexistem com peças únicas desenhadas sob medida para se conciliarem perfeitamente com o ambiente existente. A mistura de madeira e mármore com a riqueza da talha cria uma atmosfera de requinte e elegância que evoca o passado.

A riqueza da madeira e a imponência do mármore são complementadas pela delicadeza do papel de palhinha natural e pela beleza dos tapetes persas. Essa seleção de materiais tradicionais reforça a conexão entre o passado e o presente, criando uma sensação de calor e autenticidade.

Os espaços nesta moradia são amplos e convidativos, criando áreas distintas para diferentes momentos e atividades. Cada canto está carregado de detalhes e objetos cuidadosamente escolhidos. A mistura de estilos e épocas cria uma atmosfera eclética, onde a convivência é incentivada, e a diversidade é celebrada.

Paredes e peças são personalizadas com pintura mural e decorativa, conferindo ao espaço um caráter único e distinto. Cada obra de arte nas paredes conta uma história, adicionando uma camada de singularidade à moradia.

Esta moradia, projetada por Raul Lino e decorada pelo nosso atelier, é uma homenagem ao passado e uma celebração do presente.

Westlight Cascais Chalet

No coração de uma das mais nobres vilas do século XIX, em Cascais, o Westlight Cascais Chalet é um tesouro que foi renovado em 2021 para nos proporcionar o melhor de dois mundos: a autenticidade histórica e a beleza e conforto contemporâneo.

Cada detalhe do Chalet, desde a pintura decorativa na escadaria original até os quartos meticulosamente projetados, é uma homenagem à herança do século XIX e ao desejo de oferecer um ambiente de calma e requinte. 

O verde das carpintarias, que contrasta com o branco das paredes e o tom natural da madeira, criam uma linha continua que flui por todo o Chalet. Apostou-se na escolha de tecidos de padrões pequenos, clássicos, de duas cores que não cansam e que trazem à atmosfera conforto e personalidade. Os quadros remetem-nos aos tempos D. Carlos I, forte impulsionador da vila em Cascais. 

0
Would love your thoughts, please comment.x