Por a 28 Fevereiro 2024

É a base Paulista de um casal de jornalistas que transformaram este apartamento da década de 70 numa casa moderna, funcional e arejada.

Projeto: Um Design  / Fotografias: Israel Gollino / segundo a memória descritiva

Com 90m2 de área, este apartamento é a morada de dois jornalistas que dividem a vida entre Brasília e São Paulo e precisavam de uma ‘’base’’ na última. Com 50 anos – construído na década de 70 -, o apartamento na altura da compra estava degradado, contudo, as janelas eram generosas e o pavimento original estava em bom estado de conservação.

O casal queria uma remodelação simples e rápida, com muita luz e acabamentos em tons claros. O ponto de partida foram uma série de objetos que faziam parte da história da família. Logo, a ideia era a de criar espaços de cores claras, para receber essas peças especiais e outras, de designers modernistas, propostas pelos arquitetos.

Logo no inicio do projeto, foi sugerida a integração da cozinha com a sala de estar/jantar, e para otimizar os espaços, foi também proposto um móvel multiusos que serve para os dois ambientes – voltado para cozinha tem um armário que esconde o aquecedor de água, uma bancada de suporte para refeições rápidas, e ainda,  gavetas para utensílios.

A cozinha é clara e funcional, com prateleiras que deixam os objetos de uso diário à mão. Na sua continuação existe a lavandaria.

Na sala de estar, para ganhar espaço, foi escolhida a maior parede disponível para colocar o sofá. A TV e objetos de uso quotidiano (como livros) foram parar ao móvel que divide o ambiente com a cozinha. Este móvel ajudou também a rematar a viga que dividia os ambientes,  e foi criado na parte superior uma prateleira para plantas pendentes. Para as peças maiores, como o sofá e o tapete, foram escolhidas cores neutras (cinza), o que ajudou a destacar objetos especiais.

Na sala de jantar, para potenciar o espaço, foi colocado um banco corrido junto à parede que apoia a mesa de jantar. Foi acrescentada uma zona estofada para um maior conforto. Um segundo banco foi colocado para servir de suporte à entrada no apartamento.

Para o quarto, foi desenhada uma cabeceira simples, com uma textura que lembra um ripado e pintada na mesma cor da parede. Nas casas de banho foram trocadas as loiças e aplicado o mesmo revestimento usado na cozinha, mas na posição vertical, para dar maior dinâmica ao espaço. A pedra da bancada existente foi reaproveitada, assim como a bonita janela de ferro original. Os clientes pediram alguma cor, por isso foi escolhido um azul acinzentado, que lembra outros objetos do apartamento.

No que diz respeito aos materiais, a opção recaiu nos que ‘’envelhecem bem e que não ficam datados após alguns anos’’, contam os autores do projeto, sublinhando ainda que, como entendem a casa como um lugar de descanso, sempre que possível tentam não ter uma paleta de materiais extensa e repetir os mesmos em mais do que um ambiente. ‘’Foi o que aconteceu com o pavimento de cimento em cor clara e com o revestimento off white usado na cozinha e casas de banho’’. 

0
Would love your thoughts, please comment.x