Por a 17 Janeiro 2024

Com influências que nos lembram o Japão e apontamentos que nos sugerem o conceito de Wabi Sabi, este apartamento conjuga simplicidade com um protagonista muito especial – o mar. Descubra como o simples pode ser o novo luxo.

Projeto:  PKB ArquiteturaFotografia: Luiza Schreier / segundo a memória descritiva

Debruçado sobre a praia este apartamento de 180m2 foi idealizado pela equipa do escritório PKB Arquitetura, para um casal com um filho pequeno que queria uma sensação de leveza e simplicidade na sua nova casa.

Para dar resposta ao pedido, foi desenhada uma arquitetura sem excessos, onde o sensorial passou a ser o luxo. ‘’Aqui, a brisa do mar atravessa as cortinas de linho branco, enquanto o sol é peneirado pelo conjunto de sete folhas de venezianas brancas, que permitem isolar a cozinha da sala, quando necessário‘’, explicam os autores do projeto.

 “O mar é uma importante referência de bem-estar para este casal. Por isso, tornámo-lo protagonista do apartamento e ainda potenciámos a sua presença, integrando a área social com a varanda e a cozinha”, acrescenta o arquiteto Pedro Kastrup.

A escolha do mobiliário e a definição da paleta de cores e preferência por texturas e materiais naturais também foram muito bem pensadas no projeto, já que o objetivo era criar uma casa simples e, ao mesmo tempo, elegante.

 Embora a combinação do branco com a madeira seja onipresente em todo o apartamento, no quarto do casal, os arquitetos optaram por aplicar nas paredes uma textura de cimento queimado, com a intenção de tornar o espaço mais aconchegante.

Nesta divisão foi pouca marcenaria para não tirar o protagonismo do mar, enquadrado pela extensa janela em L, sendo a parte frontal de uma ponta a outra da parede. “No quarto do casal não há TV, pois a ideia foi estimular o descanso e a reflexão. A única marcenaria presente são as prateleiras fixadas nas paredes e as mesinhas laterais, apoiadas na cabeceira da cama”, ressalta a arquiteta Fernanda Carminate.

“Na casa de banho,  abrimos um vão na parede voltada para o quarto e fechámos com venezianas em laca branca para que o casal pudesse ver o mar dali também”, finaliza o arquiteto Pedro Kastrup.

0
Would love your thoughts, please comment.x