Por a 28 Novembro 2023

É a primeira vez que a designer-celebridade-americana cria uma coleção para a mesa, dividida em duas famílias de louças: Zuma e Dune. Compostas por padrões ricos e combinações de cores inesperadas, o diálogo entre passado e presente, a materialidade e as formas do mundo natural estão na base destas duas linhas gizadas para a belga Serax. 

Texto: Isabel Figueiredo / Imagens cedidas 

Para Zuma, coleção de louça de porcelana, Wearstler partiu da ideia de um padrão gráfico digital, eliminando-o, por forma a transmitir a ideia de pintura à mão, criando o equilíbrio perfeito entre tecnologia e artesanato. Os padrões variam em toda a linha e podem ser misturados e combinados em cores e formas. Para complementar as referências contemporâneas da porcelana, a designer desenvolveu peças que se baseiam em tons âmbar encontrados em vidros antigos de todo o mundo, bem como outras, de linhas retas e cores claras com padrões gráficos. 

Por seu turno, os acabamentos bicolores de cerâmica fosca e de alto brilho da família Dune realçam as saliências esculturais que variam entre os pratos e travessas. O motivo ondulado é visto ainda em copos e talheres, em diferentes formas, com um quê de holístico. A materialidade mista é evidente, elevando ainda mais a experiência gastronómica, por via do recurso ao mármore. Mantendo-se fiel às suas referências consistentes com o mundo natural e, ao mesmo tempo, definindo o tom geral, Wearstler inclui peças de madeira, completando a família com os talheres de cerâmica, pedra, vidro e metal. 

Sobre Kelly Wearstler 

Fundadora e diretora do estúdio de design Kelly Wearstler, a designer americana assina projetos residenciais, hoteleiros, comerciais e de retalho, bem como coleções de produtos, além de serem conhecidas as várias colaborações com marcas. Wearstler é reconhecida internacionalmente com prémios de design, incluindo ‘AD 100’ da Architectural Digest; ‘A list’ da Elle Décor; os ‘20 melhores designers’ da revista Wallpaper; The Design 100 da Time Magazine. Através da exploração da materialidade, da cor, das formas e de uma justaposição intuitiva entre o contemporâneo e o vintage, o arquitetónico e o orgânico, o gráfico e o instintivo, Wearstler é hábil em atribuir a cada espaço personalidades distintas, honrando a história, o lugar e a arquitetura por forma a ultrapassar os limites e desafiar as regras.  

Sobre a Serax 

A marca de design belga é conhecida por criar artigos para a casa em colaboração com os principais designers e fabricantes internacionais. Desde louça, copos e acessórios até mobiliário e iluminação, as coleções Serax são imaginadas tanto por designers consagrados como por novos talentos, cada um com a sua visão distinta e assinatura. As suas peças são realizadas por artesãos qualificados de todo o mundo e é esta relação, baseada no respeito mútuo e na partilha, que consagra a Serax como nome importante no panorama do design contemporâneo. 

0
Would love your thoughts, please comment.x