Por a 18 Outubro 2023

O outono instalou-se de vez e com ele a vontade de tornar a casa um pouco mais acolhedora. Fomos falar com quem mais sabe sobre o assunto para perceber quais as tendências do momento e como podemos aplicá-las sem dar cabo da carteira.

Fotografia de entrada: © Santiago Interior Design Studio

Os dias ficam progressivamente mais curtos, a luz já tem outro tom e os finais de dia já pedem algum aconchego adicional. É verdade, o verão foi prolongado, as temperaturas amenas ainda se fazem sentir, mas já se sente um outro aroma no ar. Entrámos no outono e está na hora de preparar a casa para os meses de maior recolhimento.

Nova estação quer também dizer novas tendências, novos apeteces e a vontade de mudar. Para ajudar na tarefa, fomos falar com quem mais entende do assunto e perceber quais as mudanças chave da estação, em que peças devemos apostar e a que divisão devemos dar prioridade. Rute Santiago (Santiago Interior Design Studio), Inês Cesteiro e Sónia Rodrigues (Atelier Às Duas por Três) explicam tudo.

As tendências

© Santiago Interior Design Studio

A designer de interiores Rute Santiago elege como grande tendência da estação o uso de texturas que aquecem – “quer com os tons mais quentes, tons terra, ocre, terracota, laranjas, vermelhos, quer com padrões e materiais mais característicos – o xadrez, as lãs, os feltros que trazem de imediato a sensação de conforto e calor”.

A dupla Inês Cesteiro e Sónia Rodrigues, do Atelier Às Duas por Três, elege duas grandes tendências na decoração. São elas a Decoração Handmade e a Decoração Orgânica. Sobre a primeira, explicam: “faz-nos regressar às nossas raízes, através de objectos artesanais a partir de materiais naturais ou reutilizados, reforçando a sustentabilidade, um tema cada vez mais valorizado na atualidade e apostando em artesões nacionais. Desta forma, conseguimos criar o conforto e o aconchego com pequenos apontamentos, criando diferentes ambientes, com almofadas, mantas, tapetes, escolhendo peças tecidas com as mãos e que fazem um convite ao toque, envolvendo quem vivencia o espaço apostando em cores quentes e texturas fortes”.

© Carlos Santos para Atelier Às Duas por Três

Já a Decoração Orgânica, explicam, “remete-nos para os elementos da natureza, formas redondas que nos fazem sair da rigidez do dia-à-dia, do stress e da correria constante. Neste tema, a dupla de designers de interiores sugere chamar a natureza para dentro de casa, investindo em plantas naturais ou até na criação de um pequeno jardim num recanto de casa. “Aposte em vasos com texturas naturais, como os cestos ou vergas, aposte também em decoração vertical nas suas paredes, tais como as lindas magnólias em gesso, da artista Iva Viana“.

© Carlos Santos para Atelier Às Duas por Três

Ideias e peças chave  

Com a chegada do outono, avizinham-se dias mais frios, mais curtos e mais escuros, por isso, Inês Cesteiro e Sónia Rodrigues (Atelier Às Duas por Três) sugerem apostar em iluminação decorativa em vários pontos da casa de forma a criar ambientes mais acolhedores e convidativos. Para além disso, referem, “as mantas são essenciais e para as almofadas decorativas podemos escolher tecidos mais confortáveis, com texturas macias e cores quentes: como terracota, verdes, azuis,…”.

© Carlos Santos para Atelier Às Duas por Três

Falando sobre as peças chave desta estação, a dupla começa por eleger as velas decorativas e aromáticas – “são um elemento decorativo sempre bastante agradável, que transmite um sentimento de calor e que através dos vários aromas pode provocar uma explosão de emoções sensoriais, remetendo para boas memórias”. Plantas e flores, dizem, também são uma boa escolha. Elementos naturais que alem da função terapêutica e decorativa, transmitem uma sensação de bem-estar. “Aposte nas plantas verticais que criam movimento, várias volumetrias e de fácil manutenção. Procure as plantas de outono – algumas até ajudam a absorver a humidade típica da época”, sugerem. Por último, referem as flores – “uma jarra decorativa com um bouquet de flores na entrada de casa é sempre uma boa aposta. Outra excelente alternativa é uma jarra com ramos de eucalipto, um verde natural com um aroma fantástico, com benefícios para a saúde e que ajuda a purificar o ar”.

Rute Santiago relembra e bem que, “os elementos mais fáceis de alterar de estação para estação, são sempre os de menor escala, em que o investimento para se fazer a mudança não é muito grande e acabamos por conseguir criar um impacto alusivo à estação sem ter muito trabalho. Um exemplo prático seria, por exemplo, uma troca de almofadas decorativas num sofá, uma manta, ou outros elementos decorativos mais acessíveis como velas dentro dos tons quentes, ou até, uma simples recolha de pinhas para um centro de mesa”.  A eleger uma peça para fazer a casa entrar no mood outonal, a designer de interiores escolhe a lareira, salientando que “hoje em dia ter uma lareira deixou de ser uma limitação condicionada à pré-existência da mesma numa casa. Tornaram-se elementos fáceis de instalar, sem muita manutenção e há de vários tamanhos – simples e portáteis e igualmente eficazes na sua função. Diria que seria uma das peças chave, agregar a uma sala de estar uma pequena lareira para trazer o aconchego característico de um ambiente outonal”. 

© Santiago Interior Design Studio

Se só puder apostar numa divisão…

“Pela facilidade – um hall de entrada”, sugere Rute Santiago. “É a primeira divisão por onde normalmente se acede ao interior de uma casa, logo poderia ser aquela onde poderíamos causar de imediato uma boa primeira impressão. Sendo facilmente decorada, com os elementos decorativos mencionados acima ou até, uma bela jarra de cerâmica com grandes ramos castanhos de folhas secas e velas já poderia fazer a referência ao outono”.  

Atelier Às Duas por Três

Para o Atelier Às Duas por Três a divisão que deve ser prioritária é a sala de estar, “uma das divisões da casa onde a chegada do outono se sente com mais intensidade, porque é neste espaço que recebemos os amigos e convivemos em família, onde passamos a maior parte do nosso tempo em lazer ou simplesmente a relaxar a ler um bom livro com uma chávena de chá quente a acompanhar”. A sugestão passa por redecorar com pequenos apontamentos, tais como as almofadas, mantas ou tapetes já referidos anteriormente, ou até criar um pequeno espaço para meditar num recanto da sala perto de um pequeno jardim. O seu corpo e mente agradecem”, sublinham.

Inês Cesteiro e Sónia Rodrigues deixam ainda uma outra sugestão: “aposte em pequenos apontamentos na cor do ano 2024 a Apricot Crush, uma cor energética e vibrante para os dias cinzentos e chuvosos de Outono que se avizinham”.

0
Would love your thoughts, please comment.x