Por a 12 Setembro 2023

Um antigo curral transformado em casa de família, que ali respira o ambiente natural da ilha, com reabilitação de Olga Gimeno, designer de interiores e decoradora do atelier Bona Nit, onde o tema natural domina.

Texto: Isabel Figueiredo / imagens cedidas

Trata-se de uma casa centenária, não muito distante do mar, na bela ilha Formentera (Espanha). Para os fãs da ilha, é fácil entender o privilégio que significa ter ali um refúgio natural, num cenário ainda distante da mancha de betão de uma boa parte da costa espanhola. Originalmente um curral, a casa de família contou, para o processo de reforma e da decoração dos interiores, com a sensibilidade de Olga Gimeno, do atelier Bona Nit.

Foi muito fácil para ela perceber as qualidades e o potencial daquele edifício, que outrora serviu como abrigo do gado. A partir do primeiro contacto com a propriedade, Olga avançou com um projeto de recuperação abrangente com o objetivo de transformar o antigo curral numa casa contemporânea e luminosa, que tão bem preserva o caráter autêntico de Formentera.

À reforma do edifício preexistente, com paredes de pedra que datam de 1920, sucedeu-se a reabilitação integral dos anexos, resolvendo, entre outros, problemas de humidade e isolamento, modernizando o layout, com a elevação dos tetos até 3 metros de altura, removendo o fibrocimento existente. Além disso, foi criada uma casa-de-banho, inexistente na casa principal, e aplicado um novo revestimento no chão, de madeira pintada de branco.

As paredes caiadas, os toques de cor nas carpintarias e têxteis, as peças de diferentes origens, adquiridas em viagens, as combinações de tonalidades e texturas, a naturalidade das peças da Let’s Pause dotam este refúgio de uma ótima energia, e garantem a necessária harmonia com o ambiente da ilha.

Aquela que começou por ser uma casa visitada esporadicamente, tem vindo a começar a ser ocupada para além dos meses de férias e fins de semana prolongados, tendo passado, gradualmente, ao estatuto de residência (quase) permanente. Podemos suspeitar por que razão.

0
Would love your thoughts, please comment.x