O Joana Aranha Studio interpreta a luminosidade e a amplitude de um apartamento no Braço de Prata, segundo a execução de um projeto de arquitetura de interiores integral, das escolhas de materiais e acabamentos ao design de interiores.
Projeto: Joana Aranha Studio / Fotografia: Pedro Ferreira / Texto: Isabel Figueiredo
Um lugar prático, funcional e central para ficar por uns dias, quando visitam Lisboa. Assim se lhe refere Joana Aranha, do Joana Aranha Studio. “A casa está localizada numa zona de frente ribeirinha em ascensão, na zona do Braço de Prata, mais precisamente no Prata Riverside Village. Um empreendimento que oferece um ambiente calmo, mas cheio de vida e que tem atraído casais mais jovens, portugueses e estrangeiros. Neste caso, o casal proprietário do apartamento, é multicultural e tem dois filhos pequenos”. E não sendo a sua residência oficial, é aqui que ficam quando estão de passagem por Lisboa.
“Os clientes pediram-nos que desenhássemos uma casa que lhes permitisse receber convidados e que, ao mesmo tempo, lhes proporcionasse conforto e inspiração. Além disso, enfatizaram a importância de destacar a deslumbrante vista para o rio como parte integrante da casa. Felizmente, o apartamento ainda estava em construção quando nos envolvemos no processo, o que nos permitiu personalizá-lo e adaptá-lo às necessidades, desejos e estilo de vida desta família. Alterámos o layout original da casa, que não se adequava às suas necessidades, tendo sido a transformação radical. Desenvolvemos e executámos integralmente o projeto de arquitetura de interiores, passando pelas escolhas de materiais e acabamentos e terminando com o projeto de design de interiores”.
O maior desafio enfrentado com este projeto, prossegue, foi o desenho da longa parede que interliga os quartos à sala de estar. “A decisão de evitar corredores foi essencial para otimizar o uso do espaço, mas a parede em si apresentava algumas dificuldades devido ao seu comprimento considerável e à presença de múltiplas portas. Por essa razão, e para evitar a repetição de um elemento físico de porta numa parede tão importante da casa, desenhámos as portas com a mesma linguagem visual do resto da parede, utilizando acabamento de estuque veneziano e puxadores discretos, que se assemelham a molduras. Desta forma, as portas tornaram-se quase invisíveis e conseguimos manter toda a comunicação coerente, elegante e discreta”.
O contexto deste apartamento situado à beira do rio Tejo, entre a envolvente clássica e industrial da zona do Beato e o modernismo da Expo, serviu como principal fonte de inspiração para este projeto. “É claro que a vista desempenhou um papel fundamental na definição das nossas escolhas, uma vez que o azul sereno do rio, em perfeita harmonia com o céu, e o verde dos jardins recentemente plantados, influenciou o esquema de cores adotado”. A vista desta casa é como “uma pintura viva, em constante movimento – uma caraterística encantadora que procurámos incorporar tanto na arquitetura, como no design de interiores”. Desde os cinzentos suaves do inverno até aos azuis vibrantes do verão, o estúdio quis captar e guardar essa atmosfera em cada detalhe, até ao pôr do sol…
“Para além do ambiente, os clientes são também sempre uma enorme fonte de inspiração”, salienta. “Ao combinar as suas origens com os seus desejos de uma casa com um toque leve e moderno, misturámos o estilo escandinavo contemporâneo com elementos tradicionais portugueses. Esta fusão da estética clássica e moderna é a nossa assinatura e garante um carácter intemporal aos espaços”.
A sala é, provavelmente, a divisão da casa de eleição dos clientes. Dada a sua generosa extensão, “decidimos criar três áreas distintas: uma zona de estar, uma sala de jantar e um espaço dedicado à televisão. Essas áreas, extremamente versáteis, podem ser aproveitadas em diversas ocasiões e segundo vários contextos. A sala acaba por ser o ponto de encontro perfeito para a família e os amigos, um espaço de alegria e convívio. Além disso, esta sala proporciona a vista mais deslumbrante de toda a casa, tornando-a ainda mais envolvente e cativante”.
Esta sala, em plano aberto, com três áreas distintas contígua à extensa varanda do apartamento, permite que os proprietários aproveitem ao máximo as magníficas vistas. Detalhes exclusivos adicionais sugerem a beleza natural da água do rio, como as superfícies de mármore Calcatta Oro e o papel de parede náutico da Cole & Son em tons de terra na cozinha. Materiais orgânicos como madeiras, linhos, veludos e caxemiras preservam o ambiente relaxante. O quarto principal está ligado ao espaço de guarda-roupa personalizado e à casa-de-banho privativa, adornada do chão ao teto com mármore Arabescato polido que contrasta com linhas geométricas pretas, para um toque Art Déco moderno.
Os quartos adicionais incluem um destinado aos convidados hóspedes e um outro, infantil, a que se soma uma sala de jogos. O Riverside Apartment, assim foi batizado, é o espaço perfeito para momentos de pausa: a casa ideal para esta família e os seus convidados. “Estar nesta casa é quase como estar num barco, no rio.”