No leste da Holanda o escritório GetAway Projects BV projetou uma casa hexagonal, que se divide em 5 partes e que é coroada com uma piscina natural. Um paraíso acolhido por uma floresta privada onde passaríamos, seguramente, umas boas férias.
Projeto: GetAway Projects BV / Fotografia: Kirsten Bos
Inserida no meio de uma floresta privada de 5.500m2 no leste da Holanda, a Casa C – que foi batizada devido ao seu formato hexagonal -, é uma casa de férias composta por cinco partes, cada uma com a sua própria função.
Ambas as extremidades do C são quartos elevados com casas-de-banho e no meio está uma cozinha elevada com vista para ambos os lados da floresta. Perto desta, também a meio mas ao nível do terreno, foram projetadas uma área de jantar e uma área de estar.
A casa é revestida com aço Corten (outra referência ao C) e ganhou uma bonita cor vermelha nos últimos meses. Os peitoris das janelas são feitos de madeira não tratada – “um tipo de madeira termicamente modificada que usamos frequentemente nas casas que construímos” explicam os autores do projeto, salientando que a mesma madeira também foi usada nos interiores da casa.
Cercada por uma piscina natural não aquecida, que usa pedras de lava e irís amarelas para a purificação da água, este paraíso hexagonal encerra ainda um jardim interior no qual foi construído um bar elevado, diretamente adjacente à cozinha com janelas que se abrem completamente e um deck de madeira contíguo à piscina.
Para os autores deste projeto, o grande desafio foi o de conseguir projetar uma residência para seis pessoas, no meio da floresta mas aos mesmo tempo confortável e protegida, não excedendo os 100m2 de construção, nem um máximo de 3 metros de altura.