Por a 19 Julho 2023

Mãe e filho dividem um apartamento integralmente remodelado, em Lisboa, onde a Arte e o Design estabelecem um diálogo ousado.

Fotografia: Gui Morelli / Texto: Isabel Figueiredo / Produção: Amparo Santa – Clara

Localizado num dos bairros mais ‘in’ de Lisboa, no Príncipe Real, este apartamento é habitado por mãe e filho, que além do privilégio de usufruírem de um enquadramento tão especial quanto este, dividem o espaço amplo. São 187 metros quadrados de área construída, aos que se somam mais 80 metros quadrados de espaços abertos. Inteiramente remodelado, projeto levado a cabo pela arquiteta Marisa Lima, o apartamento de tipologia T3 exibe hoje interiores onde as peças de várias épocas e proveniências se misturam com padrões, texturas e cores, numa declaração de ousadia combinada com sensibilidade e bom senso.  

A decoração coube a Marcella Virzi, que desejava para a sua casa um espaço mais desafogado do que o preexistente, aberto à cidade, e mais luminoso.  

“A casa tinha várias divisões, mas eram todas pequenas”, conta-nos. Como tal, havia que abrir os espaços, integrar alguns deles, como é o caso da sala partilhada com a cozinha, e que é hoje a zona da casa mais usada e visitada. E explica: “Por se tratar de uma continuação da cozinha, a sala de estar acaba por ser o espaço onde passamos mais tempo, entre nós os dois e com os amigos”. 

Quando lhe perguntamos o que destaca hoje na sua casa, Marcella não hesita: “As áreas livres, porque dão uma sensação de espaço muito agradável, e as áreas exteriores, porque são raras na cidade e por serem duas”. Estas qualidades fazem do apartamento um caso muito especial e a felicidade da família é notória. 

Ao nível dos acabamentos, foram privilegiados os materiais que contribuíssem para esta sensação de amplitude e luminosidade, e Marcella destaca o piso de madeira ‘espinha de peixe’, porque “era um sonho antigo”. 

Todo o mobiliário foi transportado até Portugal, oriundo do Rio de Janeiro, onde a família tinha uma casa. Saltam à vista os móveis estilo império em contraste com outros, modernos, as luminárias, espelhos e os vários tipos de cadeiras, poltronas e sofás que ocupam a sala. O móvel que encerra a cozinha, e a ilha, ambos de cor escura, casam com o mobiliário e destacam-se no espaço, onde o chão de madeira clara e o tom das paredes, entre o branco e o cinza cor de cimento. Nesta parede de caráter mais industrial, arrumam-se uma lareira, espaço para a lenha e uma estante, ali embutidas.   

Nos quartos, o diálogo entre peças e estilos prossegue, conduzindo o nosso olhar para a escolha criteriosa dos objetos. A arte é, também ela, parte integrante do layout do apartamento e estende-se aos espaços exteriores, provando que uma casa é um todo, abraçando varandas ou terraços, e que não há limites para animar os espaços com as peças que reunimos ao longo dos anos, como forma de relembrarem as suas origens, histórias e o valor inestimável que encerram. 

0
Would love your thoughts, please comment.x