Difundido na década de 40 do século passado, o estilo Mid-Century é um misto de minimalismo e vintage, com uma decoração eclética mas que apela à funcionalidade. A tendência de o recuperar tem vindo a ganhar adeptos e a sua reinterpretação num ambiente contemporâneo também. Descubra como o replicar em sua casa.
Projeto: Vivi Cirello / Fotografia: Renato Navarro
Caracterizado por uma decoração eclética, democrática e singular, que dá prioridade a um design minimalista mas que valoriza a funcionalidade, o estilo Mid-Century tem vindo a reafirmar-se e a ganhar adeptos.
Neste apartamento, esse estilo moderno mas com laivos de vintage foi a inspiração. Os proprietários – um casal com três filhos -, que residem na Austrália, queriam uma casa de férias em São Paulo, no Brasil, e para isso contactaram a arquiteta Vivi Cirello.
Par dar resposta ao pedido, a arquiteta concentrou-se em criar espaços integrados – como o da zona social que agrega salas, cozinha e espaço gourmet -, e também a harmonizar o lado estético com o funcional. A madeira, neste caso escura, foi um dos materiais mais utilizados para ir ao encontro do estilo pretendido, e para contrastar com o pavimento e a bancada em pedra da cozinha.
O móvel do home theater é também objeto de destaque no conjunto, não só pelo design como por permitir esconder todos os equipametos, conseguir um ambiente mais minimalista e ganhar espaço na sala.
Salientamos também detalhes, como alguns objetos e mobiliário inspirados num estilo Art Decó, valorizando por um lado as formas geométricas, mas também apresentando algumas formas orgânicas
Embora inspirado num estilo da década de 40 do século passado, o apartamento de 149 m2 exibe modernidade e actualidade na forma como funciona – ambientes em que as pessoas cozinham, vêem televisão, cuidam da horta e conversam ao mesmo tempo.