Por a 2 Maio 2023

Com curadoria do Vitra Design Museum, a exposição “Plástico: reconstruir o nosso mundo” está patente no maat – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa, até 28 de setembro.

Produzida pelo maat, o Vitra Design Museum e o V&A Dundee, a exposição “Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo”, analisa o material em questão – “revolucionário e profundamente controverso”, como lembra o museu, mas que, na verdade, inclui um universo de produtos sintéticos, com características e utilizações diferentes. 

Existente em toda a parte e conhecendo em todo o mundo diferentes usos e experiências enquanto produto e resíduo, “o plástico é imprescindível e, contudo, supérfluo, simultaneamente vital e letal, sedutor, mas perigoso”. Nesse sentido, “nunca antes foi tão urgente compreender este material artificial com mais de 150 anos de história e analisar a narrativa tão espantosa quanto preocupante da sua invenção e disseminação”, recorda a mesma fonte.

A exposição “traça a ascensão sem paralelo dos plásticos, a sua tremenda popularidade e a perceção crescente do seu poder destrutivo. Equacionando o papel desempenhado pelo design ao longo deste percurso, nela se procura compreender o carácter imensamente inovador e gerador de novos modos de vida de um material que simultaneamente contribuiu para a incontornável crise de poluição ambiental que hoje vivemos”. 

A mostra está dividida em três secções. A exposição abre com uma instalação videográfica sobre a relação geológica fundamental entre plástico e natureza. A segunda secção percorre a história do plástico desde a sua origem natural até à experimentação com materiais sintéticos de meados do século XIX e início do século XX, prosseguindo depois com o crescimento da indústria petroquímica, o seu impacto na escala de produção do plástico e a crescente preocupação com o planeta a partir de finais do século XX. Por fim, a terceira secção faz um balanço dos atuais esforços para repensar o plástico, desenvolver alternativas, reduzir a sua produção e consumo e promover a sua reutilização.

“Com este olhar voltado para o futuro, Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo é um apelo à ação em tempos de crise climática global”, sublinha o maat na descrição da exposição.

0
Would love your thoughts, please comment.x