Por a 31 Maio 2023

“A Distant Closeness” é o nome da primeira exposição individual do designer belga que assim reflete a sua forma de pensar, uma simbiose de experimentação e liberdade criativa.

Texto: Isabel Figueiredo / imagens cedidas

Elias é conhecido pela abordagem intuitiva e prática, onde a atmosfera, as formas claras e as qualidades sensoriais dos materiais são o fator de união. Igualmente fascinado pelas culturas primitivas e a linguagem das formas, Elias Van Orshaegen traduz todas estas inspirações em objetos funcionais, com uma certa simplicidade e subtileza.

O designer e artesão investiga a sua própria essência dentro do contexto do ADN do design e, em regra, expressa a sua criatividade através de materiais como o alumínio, a madeira e o cimento, mas sem limitações, porque, acima de tudo, Elias procura a tactilidade no caráter do design.

O ato de equilibrar os aspetos práticos do design com a sua visão criativa  resultou numa nova série de objetos de mobiliário, “A Distant Closeness”, a sua primeira série, que não é mais do que uma simbiose de experimentação e liberdade criativa. O auge do desejo de reunir os diferentes resultados.

Elias Van Orshaegen (1995), designer e produtor, sediado em Antuérpia, especializado em peças de mobiliário e acessórios artesanais, também cria peças únicas e edições limitadas. Fez sua estreia com ‘Love Seat’, no Salone de Mobile Milano em 2021, que foi imediatamente escolhido pela imprensa internacional e esteve em exibição em várias exposições.

0
Would love your thoughts, please comment.x