Por a 4 Abril 2023

A edição de 2023 decorreu de 29 de março a 2 de abril. Mostramos de seguida algumas das participações de que mais gostámos.

Desde 2005, a SP–Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo – reúne galerias de arte e design, editoras, revistas, museus e instituições, apresentando em cada edição, mais de 5 mil obras e 2 mil artistas do Brasil e do mundo, ao longo de cinco dias.

A edição de 2023 decorreu de 29 de março a 2 de abril. Mostramos de seguida algumas das participações de que mais gostámos.

Luciana Martins e Gerson de Oliveira

Cinco vezes premiados no Museu da Casa Brasileira e eleitos duas vezes Designers do Ano no
Prémio Casa Vogue Design, a dupla Luciana Martins e Gerson de Oliveira é conhecida por explorar o limite entre a arte e o design.
Nesta edição da SP-Arte, os designers mostraram duas séries: “Arranjo”, formada por uma coleção de mesas e biombos (ambas edições limitadas de três exemplares cada); e as peças multifuncionais feitas de pedra e intituladas “Rio” (peças únicas).


As mesas e biombos Arranjo são feitos de acrílico e estruturas metálicas. Destacam-se as formas
orgânicas e o minucioso trabalho de escolha e combinação das cores. A série Rio é formada por
seixos rolados de grandes dimensões, deslocados do seu contexto original e postos sobre leves
estruturas metálicas, assumindo as funções de banco, mesas laterais ou apoios, onde é explorada
a força escultórica dos volumes das pedras e linhas das estruturas.

Cris Bertolucci

Considerada uma das designers pioneiras na criação de candeeiros no Brasil, Cris Bertolucci mergulhou a fundo no seu processo criativo para inovar mais uma vez e apresentar quatro coleções inéditas.

A designer bebeu inspiração na diversidade de materiais e nas suas possibilidades para criar um stand de 30 m², dividido em quatro partes, onde em cada uma delas foi demarcada uma cor, que fazia alusão à matéria-prima apresentada. “Depois de criar as coleções, tive a ideia de me inspirar nos quatro elementos da natureza para desenvolver o stand da SP-Arte. Foi uma maneira que encontrei de unificar o que era muito diferente e as cores ajudam a fazer essa integração”, explica a designer.

Mel Kawahara

Conhecida pelo trabalho com superfícies plissadas, a designer levou à 19ª edição do evento peças que brincam com luz e sombra através de tramas.

A inspiração para a coleção Trama, veio do universo da arquitetura e de referências orientais e reaproveitou matéria-prima remanescente da produção do seu estúdio. 

Jacqueline Terpins

Sob o título de XY-Forma e Escalas, o conjunto de trabalhos realizados pela designer ao longo dos anos representa a sua habilidade em explorar os potenciais da matéria.

Na SP-Arte 2023, Jacqueline Terpins apresentou um recorte da sua trajetória com peças que transitam entre arte e o design a partir de características comuns, como linhas geométricas e simplicidade construtiva.

0
Would love your thoughts, please comment.x