Por a 18 Abril 2023

Luminárias de várias formas e feitios, adaptadas a diferentes espaços da casa. Se procura inspiração para iluminar o quarto, a casa-de-banho, a sala ou terraço, espreite as sugestões que se seguem.

Texto: Isabel Figueiredo

Pode parecer um detalhe inofensivo, mas a iluminação é crucial para a criação de ambientes bonitos e saudáveis. Para além disso, o mercado tem hoje uma panóplia de ofertas e sugestões que agradam a gregos e troianos, que cabem em diferenças orçamentos e que se pautam por designs funcionais e esteticamente bonitos. Espreite estas sugestões.

1

1 – A nova Luce Orizzontale, de Ronan & Erwan Bouroullec para a Flos, é um peça escultural que combina poesia e função. A complexidade artesanal deste novo candeeiro suspenso – uma estrutura modular interligada trabalhada a partir de vidro grosso – é destilada numa solução de iluminação e minimalista que mostra o artesanato na sua forma mais contemporânea.

2 – Skynest, design de Marcel Wanders Studio para a Flos, delicado mas com grande presença cénica. Marca o regresso do atelier de Wanders ao tema da cúpula suspensa, já explorado no best-seller Skygarden, com decorações em gesso.

3 – Filter, luminária de suspensão, ideal para entradas amplas e áreas com escadas, como este exemplo, novidade da Beneito Faure.

4

4 – Arrival, da Artemide, é parte de um grupo de candeeiros com formas dinâmicas e fluidas. Ramificando-se a partir de uma articulação central, comum a todas as versões, cada modelo possui três braços que formam uma forma geométrica suave e orgânica através de um perfil que é ao mesmo tempo leve e estruturado. Cada elemento tem uma secção que deixa o perfil de alumínio visível do lado de fora enquanto gera uma superfície difusora de luz no interior.

5 – Flower Power Lotus, luminária de teto feita a partir de flores e folhas de lótus artificiais, da VG, uma homenagem à primavera e uma forma original de iluminar tanto os ambientes domésticos como os espaços comerciais.

6 – Sherwood e Robin, design de Matteo Ugolini para a sempre incrível Karman, que imaginou uma ‘chuva’ de pequenas criaturas gulosas pendendo sobre uma mesa farta em comida.

7 – Pendant 1965, por Paavo Tynell (1948), projetado para a Finland House em Nova Iorque. Padrão de perfuração triangular, detalhe artístico utilizado por Tynell em vários dos seus objetos de iluminação e difusor de vidro fosco.

8 – Um dos muitos modelos de candeeiros de parede para a cabeceira da cama, proposta da espanhola Faro Barcelona.

9

9 – Modelo Ettorino BIG, da Catellani & Smith, candeeiro de chão de grandes dimensões, lente óptica muito ampla, que distribui a luz uniformemente sobre a superfície, concebido para iluminar uma sala ou uma mesa de até 200 cm de comprimento.

10 – Kleos, luminária de chão, proposta para os espaços ao ar livre da Royal Stranger.

11 – A pensar nos quartos dos mais novos, o candeeiro de parede Periwinkle, com acabamento lacado brilhante rosa claro, branco leite ou azul suave, ilumina o espaço e parece fazer parte de um conto de fadas.

12 – Proposta da Normo, MIG, projetor com interruptor e LED embutido, adequado para quartos. A base vem com uma entrada para cabos, para a opção de conectar a uma tomada próxima. Cabo não incluído.

13 – Bolita, da Marset, design de Kaschkasch, candeeiro de mesa com estrutura simples e ‘mágica’: uma superfície arredondada que abriga um LED localizado num eixo central e uma esfera de vidro sobreposta que, ao ser movida, cria um efeito de eclipse. Mover a Bolita diminui ou aumenta a luz, uma interação que cativa com seu belo efeito visual. Feito em Terrassa, Espanha.

0
Would love your thoughts, please comment.x