O Atelier Holcnerova, liderado por Lenka Holcnerova, assina o projeto de remodelação desta casa, adquirida pelos atuais proprietários em meados dos anos 90 a um arquiteto, que ali antes morava. A família procurava um refúgio fora de Lisboa, que pudesse trazer calma e serenidade.
Projeto: Atelier Holcnerova / Fotografia: José Manuel Ferrão / segundo memória descritiva
São 110m2 de área útil, a que somam os 60 m2 de área útil exterior, integrados numa propriedade com mais de dois hectares. Concluída em 2022, a casa de férias prepara-se para, doravante, receber esta família e os seus convidados no seio de uma paisagem suave, tão perto da costa, com outro conforto, qualquer que seja a época do ano.
A quinta foi comprada pelos atuais donos em 1996 a um arquiteto, porque a família procurava um refúgio fora de Lisboa, que pudesse trazer calma e serenidade à sua vida.
Tudo o que os clientes queriam era reconstruir e modernizar a casa, mantendo a essência do espaço do lugar. A família estava a crescer e era essencial atender às necessidades das várias gerações.
Um dos elementos cruciais no projeto é o alpendre, um espaço essencial para habitar entre o interior e o exterior, um espaço de fronteira entre o dentro e fora. A casa abre-se para este espaço em três momentos: através das duas portas da cozinha e do corredor, e por via de uma grande abertura que dá para a sala principal de jantar e de estar.
Nos interiores, começámos por pintar de branco o teto de duas águas em estrutura de madeira, de modo a jogar com a luz e a sombra. O piso de toda a casa foi acabado com microcimento branco. Na cozinha e nas casas de banho tentámos manter ao máximo o estilo original da casa, imprimindo-lhe um caráter contemporâneo – embora tenha sido importante manter alguns dos azulejos originais.
Para além disso, todas as fachadas da casa foram recuperadas, bem como as portadas e as molduras à volta das janelas, pintadas num tom de azul celeste, trazendo esta cor para o interior em contraste com as tonalidades neutras da casa.