Por a 8 Março 2023

Já alguma vez se perguntou: como será a casa de uma consultora de Feng Shui? Que soluções terá? Como está disposto o mobiliário? O que foi tido em conta? Falámos e entrámos em casa da consultora de Feng Shui Anna Leitão, para colocar todas essas questões.

Fotografia de entrada: Catarina Zimbarra

Consultora de Feng Shui formada pela London School of Feng Shui, Anna Leitão acredita que a forma inovadora como usa esta ferramenta não tem limites e alerta que não estamos sensibilizados para o impacto que os ambientes têm no nosso organismo. Segundo Anna, cada caso é único e personalizado, logo, cada casa também. Na sua, com arquitetura da autoria de Nuno Miguel Dias, as escolhas foram todas executadas com prudência, harmonia e profundo conhecimento. Aproveitámos a hometour para lhe colocar algumas questões.

© Catarina Zimbarra
© Nuno Ladeira
© Nuno Ladeira
© Nuno Ladeira

Como funciona o estudo de Feng Shui para uma casa? Cada casa é um caso diferente?

Anna Leitão: Cada caso é único, é um estudo extenso e personalizado dos habitantes e da habitação, com objectivos e soluções singulares.

Existe alguma norma? Ou seja, uma coisa que todos devem seguir e outra que todos devemos evitar?

O conselho que dou é que qualquer harmonização deve ser executada com prudência, o impulso de fazermos alterações sem o devido conhecimento pode ter efeitos negativos. Não estamos sensibilizados com o impacto que os ambientes têm no nosso organismo, olhamos para o grande plano e descuramos nos detalhes e é isso que faz a diferença. Por exemplo, passamos longas horas no nosso local de trabalho, será que nos importamos com a qualidade do ar que respiramos, com os materiais que nos rodeiam ou se a iluminação é adequada? O Feng Shui transporta-nos para outro patamar de percepção dos ambientes, e ao seguirmos certas normas vamos certamente atingir a nossa melhor versão. 

Em termos de espaço, aplicar Feng Shui numa casa grande é tanto possível como num pequeno apartamento?

Podemos aplicar Feng Shui em projetos de raíz, terrenos, espaços comerciais e em casas de todas as dimensões. Ao contrário do que se pensa, o Feng Shui vai para além do interior de uma habitação, o Feng Shui de um espaço é definido pelo espaço circundante. É essencial observarmos o exterior, é dessa influencia que a nossa habitação terá certas características.

© Nuno Ladeira
© Nuno Ladeira

Em relação à sua casa Anna, quais foram os grandes princípios orientadores?

No processo de execução, quisemos estabelecer uma conexão entre a relação dos moradores com a casa e a natureza do ambiente circundante. Somos sensíveis com as tendências do design e o respeito ao local foi um fator importante neste projeto. A arquitetura deve ser silenciosa e em harmonia com a paisagem, e nesse contexto, surge a escolha por materiais naturais, como a madeira , a pedra e o aço corten, além de um desenho que prioriza as relações. A escolha das cores remetem aos materiais naturais usados e ajuda na transição entre os elementos construídos e naturais. Queríamos uma casa de férias na cidade, o nosso refugio no final de um dia de trabalho.

Na zona social, quais foram as soluções empregues?

A zona social desenvolve-se em ambiente de open space, a sala de estar é um dos ambientes da casa mais utilizados pela minha família, e onde recebemos convidados. Houve um grande cuidado com a decoração como por exemplo a disposição dos móveis e objetos, o sofá cumpre as regras do Feng Shui, está de frente para a porta de entrada, está encostado na parede, pois essa posição dá uma sensação de proteção e segurança, e divide áreas para criar um ambiente acolhedor. Nas paredes optei por tons claros como branco, off-white, cinza e bege para trazer uma sensação de amplitude, limpeza e paz. O exterior abriga o social com uma área gourmet, reflexo de quem gosta de receber principalmente em casa e com a família, é o ambiente perfeito para receber a gastronomia e a natureza.

© Nuno Ladeira
© Nuno Ladeira

E na cozinha. Ao que deu privilégio?

O hábito da cozinha estar cheia de gente, ora a petiscar, ora a ajudar, é, na verdade, o resultado da nossa escolha por uma cozinha em open space. Este layout prende-se à optimização do espaço, amplia e liberta de imediato o ambiente. Este arranjo gera uma atmosfera muito mais arejada, iluminada e até mesmo informal. Outra vantagem prende-se à facilidade de conviver, interagir e comunicar, sendo com família ou até mesmo em jantares de amigos. No fundo, o que importa é que a cozinha e a sala de jantar (e/ou de estar) se tornem num espaço único, eliminando-se possíveis barreiras. O desafio é grande mas prazeroso, uma vez que, ao mesmo tempo que criamos fluidez entre a sala e a cozinha, temos de os separar através de detalhes distintos. No Feng Shui, esta vivência é importante porque áreas que não são vividas, são desprovidas de Feng Shui, representam energia estagnada. A cozinha é considerada o coração da casa e é onde a vida flui, é o ambiente que simboliza a fartura, a riqueza e a prosperidade. É na cozinha que ocorre a transformação dos alimentos, é através dos alimentos que nutrimos o nosso corpo físico essencial para a nossa saúde. O facto de estar em open space obriga a manter a cozinha em ordem, sempre limpa e arrumada, que é um elemento chave para aproveitar ao máximo a energia positiva que acumulamos nessa área. A cozinha reúne dois tipos de energia, fogo e água, além de serem elementos opostos, para evitar o conflito de energias, o frigorífico e o fogão estão afastados e mantenho sempre uma posição de comando, pois nunca devemos ficar de costas para a porta. 

© Nuno Ladeira
© Nuno Ladeira
© Nuno Ladeira

Como conseguiu alcançar harmonia nas áreas dedicadas ao descanso?

Apliquei nos quartos precisamente aquilo que começo por fazer com os meus clientes, que é o estudo da nossa melhor direção, as camas estão posicionadas de uma forma personalizada. Todos temos uma direção que nos é favorável, é transformador, nalguns casos o suficiente para ajudar num problema muito comum, as insónias. Deixo uma pequena reflexão, já pensaram porque é que os bebés acordam numa orientação completamente diferente daquela que o progenitor deixou? a criança de uma forma intuitiva procura a sua melhor direção aquela que traz mais benefícios ao seu conforto ao seu descanso, é como que uma bússola interior mas com o passar dos anos vamos perdendo essa aptidão.

O Feng Shui tem esta capacidade de transformar os ambientes, devemos usar o que já temos para nosso beneficio, sem a necessidade de sair de casa ou de comprar algo novo. Os quartos não são apenas um local de descanso, são um local de renovação das nossas células, portanto, não tenho aparelhos electrónicos nos quartos. O quarto deve passar a sensação de tranquilidade e segurança, para isso recomendo o uso de uma cabeceira de cama robusta e a utilização de roupa de cama de materiais naturais, como o algodão orgânico ou o linho.

© Nuno Ladeira
© Nuno Ladeira
© Nuno Ladeira
© Nuno Ladeira

Relativamente ao espaço de escritório, o que deve ser trabalhado?

O escritório é um espaço que requer muita energia criativa, com a ajuda do Feng Shui podemos aumentar a produtividade. A palavra de ordem da decoração de um escritório pautado por esta arte milenar é a organização, as prateleiras cheias e objectos partidos remetem à sobrecarga e desorganização interna, e o que queremos é exatamente o oposto. Evite usar o mesmo espaço para trabalho, lazer e descanso. Vale a pena exibir troféus, medalhas, diplomas para captar a energia da prosperidade. Deixe à mão tudo o que for útil, mas de maneira organizada. Privilegie a luz natural e nunca trabalhe de frente para uma parede, é uma barreira à sua capacidade de visão, de ver os horizontes, as oportunidades, de sonhar, de abranger as nossas metas e objectivos, em Feng Shui é o que designamos como sendo a nossa Fénix, a ideia de liberdade e futuro.

Pode ser aplicado Feng Shui nas casas-de-banho? O que nos diz das suas?

As casas de banho são o nosso local de limpeza e renovação, uma das primeiras preocupações que deve existir é relativamente à sua manutenção. De acordo com o Feng Shui, o espaço pode drenar as boas energias. Podemos aplicar Feng Shui através de pequenos gestos como mantendo estes espaços livre de humidade e bolor, arejados e limpos. Evitar construir casas de banho no centro de uma casa, ou junto da cozinha, pois as suas funções e energias são muito diferentes. No meu caso pessoal, transformei esta divisão da casa num templo de relaxamento e bem-estar, como um spa, é uma estratégia decorativa para aumentar o grau de conforto. 

© Nuno Ladeira
© Nuno Ladeira
© Nuno Ladeira
© Nuno Ladeira
© Nuno Ladeira

Terminamos no espaço exterior. Esta filosofia também se aplica aqui? Como desenhou este seu espaço de lazer?

O Feng Shui ensina-nos a olhar para um espaço como um todo, onde tudo conta. Essa abordagem estende-se também aos espaços exteriores e jardins. Independentemente de termos a nossa casa no seu melhor, estamos condicionados pela energia que vem do exterior, a envolvência urbana tem uma influência de cerca de 70% no Feng Shui de uma casa. O meu espaço de lazer foi desenhado para favorecer o contacto com a natureza, tendo sempre em conta as direções. O lado Norte tem muros para proteger dos ventos, do lado nascente tenho plantas altas e árvores, do lado sul tenho a zona mais ativa do jardim,  do lado poente evitei ter plantas muito altas para beneficiar dos últimos raios de sol, optando por arbustos de pequeno porte.A escolha das plantas passou por algumas espécies autóctones, como o alecrim, o medronheiro e o loureiro. A água é um elemento que traz abundância e prosperidade, a inclusão de uma piscina favorece o fluxo de energia, no entanto tenho o cuidado de manter a limpeza e o fluxo em movimento, nunca estagnada, coloquei pedras para amortecer a queda de água e proporcionar um som agradável e harmonioso. Por ultimo, criei um desenho mais orgânico com caminhos sinuosos ao longo do jardim, criando um fluxo suave de energia. Um jardim com percursos retos, compridos e regulares gera um excesso de energia Yang, bastante agressivo para os moradores.

© Nuno Ladeira
© Nuno Ladeira
© Nuno Ladeira
0
Would love your thoughts, please comment.x