Por a 17 Agosto 2022

Todos já ouvimos falar dele mas nem sempre  sabemos efetivamente o que significa e de que forma pode transformar a nossa vida. Em entrevista à Urbana, Anna Leitão fala-nos do seu percurso, da forma como olha e usa o Feng Shui e deixa-nos 5 ideias para o aplicarmos em nossa casa de uma forma simples.

Ilustrações: Cátia Brás 

Formada em relações internacionais, foi através do Feng Shui que Anna Leitão descobriu a forma de contribuir para um mundo melhor. Consultora de Feng Shui formada pela London School of Feng Shui, acredita que a forma inovadora como usa esta ferramenta não tem limites e que é transversal em termos de uso e benefícios. O Feng Shui previne, protege, empodera e guia. Em entrevista à Urbana, Anna fala-nos do seu percurso, da forma como olha e usa o Feng Shui e deixa-nos 5 ideias para o aplicarmos em nossa casa de uma forma simples.

Anna, pode falar-nos um pouco sobre o seu percurso e de que forma o Feng Shui surgiu na sua vida?

Sou filha de pai europeu e mãe asiática, aos cinco anos já tinha vivido em três continentes diferentes e mudado de casa mais de 4 vezes.

Desde pequena, e filha de pai engenheiro civil, a construção, os ambientes, as habitações eram por mim percecionadas de uma forma muito intuitiva e do lado materno tinha a cultura oriental, com conceções inatas desta arte, portanto o Feng Shui era como que um casamento prometido!

Recordo-me de ser criança e de ver a minha mãe a destralhar todos os meses, ela fazia questão que eu participasse nessa tarefa e que observasse os efeitos desse gesto. Passei por tantas casas, mas o sentimento era comum, havia leveza no ar, havia espaço para coisas novas! 

Cresci em ambientes genuinamente felizes, e mesmo quando fomos assolados pela notícia de um tumor maligno no meu pai, o núcleo familiar não só parecia estar nutrido e protegido pela casa como canalizávamos a nossa energia somente para aquilo que era importante. 

A verdade é que, perante um diagnóstico severo onde tudo indicava uma esperança média de vida de apenas um ano, o meu pai viveu prosperamente mais 10 magníficos anos. 

Na altura eu desconhecia, mas hoje em dia reconheço que a minha família praticava técnicas de Feng Shui, que agora preconizo. 

Formei-me em Relações internacionais, mas foi na aviação que fiz um percurso enriquecedor durante mais de duas décadas. Os hotéis passaram a ser a minha segunda residência, e essa realidade fez com que valorizasse cada segundo que passava na minha casa com a minha família. 

Com uma profissão considerada de desgaste rápido, era urgente encontrar formas de me regenerar nos períodos em que não estava a voar. Foram esses anos a privar com outras culturas e ambientes e a perceção do impacto que os mesmos tinham em mim que me levou a querer aprofundar a arte do Feng Shui. 

Pode explicar-nos de uma forma simplificada o que é o Feng Shui?

O termo Feng Shui foi traduzido literalmente como “Vento e água”, o entendimento básico para a maioria das pessoas quando ouvem a palavra Feng Shui é como o interior da casa é decorado, mas isso está longe de ser verdade. 

Feng Shui pode significar literalmente vento e água, mas o que descreve, é antes um método ou ciência de aproveitar as energias ambientais.

Esta arte estuda a influência do espaço no nosso bem-estar e a forma como os locais onde vivemos e trabalhamos se refletem no modo como nos sentimos.

Nós somos os melhores juízes, portanto, quando afirmamos que usamos Feng Shui não é nada mais que um cálculo, porque no final o resultado é sempre a pessoa. 

E o que faz uma consultora de Feng Shui?

Uma consulta de Feng Shui resulta de uma interação inteiramente personalizada entre o consultor o cliente e a casa. Tem por objetivo potenciar o conforto da casa ou do local de trabalho. A aplicação desta arte milenar melhora a qualidade de vida, ajudando os ocupantes a atingir determinados objetivos. Para escolher um consultor de FS, é importante saber que existem várias Escolas e tipos de consultas, e deve tentar escolher aquela que mais se adequa ao seu caso. 

Como definiria o Feng Shui que pratica?

O Feng Shui é para mim a perceção consciente do nosso espaço imediato e a escolha de elevá-lo a uma vibração mais alta de maneira consciente e criativa. Uma morada é um reflexo de quem é, a sua casa ou escritório está constantemente a falar consigo. 

O meu método “The shape of happiness”  é uma expressão criativa de como o Feng Shui abrange tanto o emocional quanto o físico, aplicado a todos os aspectos do design, incluindo moda e interiores.

O conceito deste método é a minha maneira de partilhar as receitas integrativas de Feng Shui, neuroarquitectura e dopamine dressing de uma maneira fácil de entender para ajudá-lo a fluir na direção certa da sua vida. 

Por meio do meu processo de curadoria, procuro mostrar aos clientes que o Feng Shui não é mágico nem superstição, mas uma maneira eficaz e prática de transformar casas e escritórios em ambientes que acalmam e inspiram, espaços onde deseja estar.

O meu grande objetivo é que um dia esta arte de viver, criativa e intuitiva, retirada da observação da natureza, de uma ciência quase exacta, com diagnósticos, formulações matemáticas e uma terminologia que lhe é própria, seja cada vez mais reconhecida.

Em que áreas é que o Feng Shui pode ser aplicado?

Idealmente deveria aplicar-se o Feng Shui na fase de planeamento e construção de um espaço de modo a que o mesmo fosse implantado no melhor local e com uma disposição e organização e acordo com os mapas energéticos do mesmo.

A par com as casas, o Feng Shui parece seduzir cada vez mais todos os sectores da economia. 

É ainda uma excelente ferramenta de auto-conhecimento e um aliado na área de recursos humanos. 

No caso específico  do espaço da Casa, que benefícios nos pode trazer esta ferramenta.

Os benefícios podem ser absolutamente transformadores. A conceção ocidental assentava na existência de uma matéria inerte por um lado e de formas de energias por outro. Ora, a física moderna (em particular com a fissão do átomo) mostrou os limites deste modo de pensar. 

A energia e a matéria estão profundamente ligadas. Agora visualize-se nesta troca incessante de energias, o indivíduo sofre permanentemente a influência do meio. 

Uma boa casa permite que fique presente. Se deseja um revigoramento profundo, ou um relaxamento eficaz, o seu espaço deve permitir que se conecte à sua alma, sem esforço. 

Definir uma intenção ajuda a moldar o uso do seu espaço, e estar atento a isso cria a energia certa para revitalizá-lo imediatamente.

Digamos que estabelece as bases de uma prosperidade mais autêntica.

Diga-nos por exemplo, uma coisa que, segundo o Feng Shui, nunca devemos fazer/ter em casa?

Facilmente confundimos o folclore (dragões, peixes vermelhos, moedas chinesas) com Feng Shui mas para compreendermos verdadeiramente a arte do FS devemos começar por eliminar essa concepção. 

Mais importante do que aquilo que temos é como agimos, nós temos o poder de alterar a vibração da nossa casa.

A minha sugestão, nunca devemos ter em casa coisas de que não gostamos. Colecionamos detritos emocionais ao nosso redor, e é difícil expandir e abrir novos caminhos para algo novo.

Poderia deixar-nos 5 ideias ou dicas de Feng Shui e os seus respetivos benefícios, que se são fáceis e práticos de aplicar nas nossas casas?

Escolha um estilo que fale consigo. 

Seja Boho, Glam, escandinavo ou o realismo zen minimalista, o estilo da sua casa é crucial, pois o seu espaço reflete quem é. Esteja atento a si, saiba quem é, a natureza sabe o que é , tal como você.

Utilize os cinco elementos. 

Os seres humanos não estão separados da Natureza. As plantas vivas fazem companhia e removem o Qi estagnado (as suas propriedades estimulantes da vida comprovadamente reduzem o stress). Metais, minimizam doenças (cobre, bronze, ouro e prata são conhecidos por terem propriedades antimicrobianas). Traga o elemento terra com mármore ou cristais. Velas acesas, elemento fogo invocam inspiração e criatividade nos espaços. As características da água, como tanques de peixes ou fontes, permitem que a abundância flua.

Crie uma casa sem bloqueios. 

Imagine um rio passando pela sua casa ou escritório. Posicione os móveis para permitir um fluxo suave para todas as áreas, mantendo o QI (energia vital) movimentando-se livremente e deixando-o fluir nas direções certas da sua vida.

Coloque um detalhe decorativo que o encante. 

Coloque uma foto ou obra de arte que desperte emoções positivas, seja uma pintura ou fotografia inspiradora, algo que o faça sorrir!

Humor e iluminação. Invista numa iluminação que atinja todos os cantos escuros, com um bom equilíbrio de Yin e Yang nem muito claro nem muito escuro, muito quente ou frio. Velas e cortinas coloridas oferecem muitas opções, pois a luz do sol pode entrar durante o dia, suavizar à tarde e transformar o ambiente à noite.

0
Would love your thoughts, please comment.x