Por a 2 Março 2023

Porque entrámos no mês que dá início à Primavera e porque um bom arranjo de flores alegra sempre uma casa, agarrámos no tema e fomos explorar. Quer saber quais as melhores flores para interior, onde encontrar os vasos mais giros e quais são as floristas que estão no topo das tendências. Confira a nossa lista.

Não há quem não se lembre do anúncio que dizia: “e se de repente alguém lhe oferecer flores…”. Pois bem, nos dias que correm já não é necessário que alguém as ofereça, uma vez que o mercado está bem repleto de lojas especialistas no tema, a oferta é generosa e a diversidade abrange todos os gostos.

Comecemos pelas floristas. Meca para todos aqueles que não passam sem um bonito arranjo de flores frescas em casa, com o aproximar da Primavera, a esses juntam-se tantos outros que as procuram para celebrar a nova estação. Entre ir à loja ou comprar online com entrega em casa, a vontade é do freguês, só tem mesmo é de escolher.

Pequeno Jardim

É uma referência na Rua Garrett e cenário para inúmeras fotografias. O charme do Pequeno Jardim remonta a 1922, quando esta Florista portuguesa tradicional nasceu oficialmente. Desde então, tornou-se um ponto de paragem obrigatório por inspirar com todas as suas cores e perfumes de todo o mundo, artistas, escritores e a todos os que por lá passam desde então até aos dias de hoje.

O projeto cresceu em 2019, com a criação de uma Flowertruck que veio compor o alternativo espaço LXFACTORY, em Alcântara, e expandiu o Pequeno Jardim numa Cintroen HY de 1970, conservando o estilo e antiguidade.

Centá

Se procura arranjos de flores com um toque conceptual, a Centá é o destino. Com atelier em Santos, a marca junta flower design, food styling e set design debaixo do mesmo teto e ainda tem disponível cocktails florais. Se procura flores tradicionais, aqui não as vai encontrar. Na Centá, os arranjos de flores são elevados a obras de arte e surpreender é a palavra de ordem.

Monceau Fleurs 

O negócio começou em França, com um conceito de self service que revolucionou o mercado das floristas e se tornou num sucesso que saltou fronteiras. Daí até chegar a Portugal, foi um instante, nomeadamente à Avenida 5 de Outubro, bem perto do Saldanha. O conceito da Monceau Fleurs é simples: existe um serviço livre em que as flores e as plantas se encontram acessíveis a todos, com os preços afixados, para permitir uma escolha livre em função dos gostos e necessidades de cada um. Mais simples, é impossível.

Terrárea

A norte também se multiplicam os conceitos que aliam a arte floral a outras. É o caso da Terrárea, em Matosinhos. Fundado por Márcio e Sofia em 2017 numa antiga fábrica de conservas, o espaço oferece plantas, flores, decoração e um café/restaurante com comida saudável.

Mas quais serão as melhores flores para ter em casa?

A lista, segundo especialistas no tema, é vasta. Entre as preferidas e as que melhor se adaptam estão as Orquídeas, os Antúrios, os Lírios da Paz, as Violetas e as Gérberas. Pode ainda acrescentar suculentas, cactos ou plantas, como a Espada-de-São-Jorge ou a famosa Monstera.

Shopping

Apresentadas as floristas e as flores, faltam as jarras onde as colocar. Também aqui, a oferta é extensa e há para todos os estilos e gostos.

Deixamos-lhe ainda duas sugestões adicionais, à luz do tema: um livro – o Kinfolk Garden -, e um workshop de ilustração botânica.

0
Would love your thoughts, please comment.x