Por a 10 Janeiro 2023

Um hotel que combina o espírito marítimo português com o estilo inconfundível da marca Mama Shelter, lançada em 2008 e assente no princípio de diversão partilhada, acessibilidade e serviço excecional. A insígnia está presente apenas nas cidades que os seus fundadores adoram e em zonas com histórias únicas. Lisboa também tem o seu.

Texto: Isabel Pilar Figueiredo / Fotografias: imagens cedidas

Depois de muitos anos de sucesso no Club Med (co- -fundado pela família Trigano), Serge Trigano lançou a Mama Shelter em 2008, com os dois filhos Jérémie e Benjamin.

Ao decidirem concentrar-se apenas em localizações com que se identificassem, os hotéis Mama Shelter exprimem a ideia inicial de um lugar fora do comum, excêntrico e único. Mais do que quartos e restaurantes, a Mama Shelter é dinâmica e vibrante – um refúgio urbano, bonito e moderno, popular, amigável e sexy.

Depois de Paris, seguiu-se Marseille e depois Lyon, Bordeaux, Los Angeles, Rio de Janeiro, Praga, Belgrade, Toulouse, Lille, London, Paris West, Luxembourg, Roma e, agora, Lisboa. Em 2014, a rede internacional de hotéis Accor juntou-se à Mama Shelter para desenvolver o conceito e receber viajantes e habitantes locais pelo mundo inteiro.

No novo Mama Lisboa, é evidente a mesma filosofia partilhada com os demais equipamentos da marca: a imagem colorida e inovadora dos seus espaços e a personalidade divertida, acolhedora e atrevida, presente no design e na decoração, gizados, projetados e executados pelo Mama Design Studio, a equipa interna da empresa, mas também por nomes sonantes que ao longo dos anos têm colaborado nas unidades da marca.

A porta de entrada do Mama Lisboa, na Rua do Vale de Pereiro, número 19, é também a porta de entrada para um universo especial, com inspiração nas tradições portuguesas. Do rés-do-chão ao rooftop, o Mama Lisboa é um encontro constante entre os mais de 800 anos da história de Portugal e os 14 anos da inovadora imagem da Mama.

À entrada, os visitantes contactam pela primeira vez com esse cruzamento. A fachada do edifício, com os célebres azulejos da Viúva Lamego, e o lobby do hotel, com pequenos azulejos espalhados pelo chão, associam-se às linhas extravagantes e à atmosfera pop para criar uma antecâmara de toda a experiência que espera o visitante. Por trás do lobby, encontram-se o bar e o restaurante – neste último, os bancos largos e o uso abundante do latão misturam-se com elementos da cultura lusa numa reinterpretação portuguesa da típica brasserie francesa. Os pendentes em forma de peixe, os pilares cobertos de azulejos, os capitéis decorados com peixes e crustáceos em cerâmica da Bordallo Pinheiro e os desenhos abstratos do mundo subaquático, assinados por Beniloys, são notas de destaque. À semelhança de outras unidades do grupo, toda a louça do Mama Shelter Lisboa – pratos e chávenas – é produzida em Portugal.

Nos quartos, a atmosfera é intimista e simultaneamente divertida. A casa-de- banho aberta e o espelho à entrada conferem amplitude ao espaço; o chão, através de um padrão azul com ondas brancas, tanto na alcatifa como nos azulejos da casa-de-banho, assegura um ambiente fluido, remetendo o hóspede para a brisa fresca do rio Tejo. Os quartos contam ainda com um banco e uma mesa de bistrô, cujos tampos, produzidos em Portugal, são feitos a partir de rolhas de garrafas recicladas. A produção nacional está ainda presente nos abajures em palhinha portuguesa.

Na parede, de frente para a cama, a SmartTV está emoldurada em cortiça e na parede oposta, cada quarto tem suspensa uma peça decorativa da Bordallo Pinheiro.

No topo do edifício, guarda-se o tesouro do Mama Lisboa: o rooftop. Pensado para momentos de descontração de manhã até ao fim do dia, o Mama Design Studio criou um espaço em que Lisboa, o Tejo e a vida da cidade são os protagonistas. A balaustrada em vidro convida os visitantes a contemplar a história espalhada ao longo das colinas, na arquitetura heterogénea e os espaços de conforto – os assentos e as espreguiçadeiras – prometem momentos de convívio inesquecíveis. O rooftop pode receber até 160 pessoas e tem ainda um bar em briquete, uma DJ station, uma área coberta para cozinha e uma pérgola que assegura sombra nos dias quentes de verão.

Sobre o Mama Design Studio

O estúdio de design interno da Mama Shelter ocupa-se de todo o design da marca Mama Shelter: interior, salas e áreas comuns, realizando tanto o trabalho de um arquiteto de interiores, como de um designer de interiores. Benjamin Saillard, AKA Beniloys, nasceu em Chartes, França. Muito cedo, compreendeu que o poder de uma imagem pode transcender fronteiras e alcançar grandes audiências. Prosseguiu estudos em artes aplicadas, mais especificamente, em grafismo. Ao jogar com imagens, pintura, desenho e grafismo, construiu uma carreira por conta própria, trabalhando como artista gráfico e freelancer há mais de dez anos.

0
Would love your thoughts, please comment.x