Por a 31 Janeiro 2023

Apostam em restaurantes “farm to table”, nos produtos e produtores locais e inspiram-se nos próprios lugares para criar o menu. A gastronomia é parte importante na hora de escolher onde ficar e estes três hotéis de campo têm, também, nos seus restaurantes os elementos diferenciadores.

Fotografia de entrada: Craveiral Farmhouse, © Martin Kaufmann

As escolhas conscientes estão cada vez mais na ordem do dia e de uma forma transversal nas nossas vidas. Queremos saber quem faz a roupa que vestimos, qual a pegada ecológica dos materiais que escolhemos e de onde veem os alimentos que comemos. Naturalmente que, nessa lógica, na hora de escolher um hotel para passar uns dias, questões como a alimentação se tornam primordiais. A pensar nisso, escolhemos 3 hotéis de campo onde o conceito por detrás do restaurante é consciente.

Craveiral Farmhouse by Belong Staying & Feeling

Localizado na Costa Alentejana, a meio caminho entre o campo e o mar, e a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar, o Craveiral é a combinação perfeita entre a ligação à natureza e o conforto da vida moderna, entre o luxo e a simplicidade. Para além disso, o Craveiral Farmhouse e o chef Alexandre Silva – que tem 1 estrela Michelin -, juntaram-se para criar um projeto gastronómico e agrícola de longo prazo. Um restaurante, designado por Craveiral FarmTable by Alexandre Silva, onde o conceito “da horta para a mesa” é verdadeiro, e a cozinha simples, sazonal, local e criativa.

Companhia das Culturas

O Companhia das Culturas é um empreendimento de Ecoturismo Sustentável e Orgânico localizado no extremo sudeste do Algarve, junto à Reserva Natural de Castro Marim. A sua filosofia é dar, receber e retribuir, e as relações humanas são prioritárias, desde a arte de bem receber os hóspedes à dignidade e preferência atribuídas aos produtores locais plasmada no programa de reabilitação arquitetónica, na gastronomia, interiores e nas residências artísticas no outono e inverno. O Hamam, o primeiro construído no Portugal contemporâneo, bem como a Cork Box – um espaço totalmente forrado a cortiça para Ioga, Meditação ou outras práticas – fazem da Companhia das Culturas um local onde a agricultura, as artes, o artesanato, técnicas de relaxamento e os banhos aromáticos são práticas que estão intimamente conectadas e não hierarquizadas.

Herdade da Matinha Country House & Restaurant

A Herdade da Matinha está localizada junto à vila de Cercal do Alentejo, no coração do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Aninhado por entre sobreiros e campos de trigo, a escassos 15 quilómetros das praias de areia branca da Costa Alentejana, é o local ideal para nos reconectarmos com a Natureza. Marcada por uma atmosfera confortável e acolhedora, a Herdade dispõe de um restaurante – o Mesa – onde é servido um pequeno almoço caseiro, um menu de almoço descontraído que muda consoante as estações do ano e o jantar, e cujo menu, composto por entradas, prato de peixe, prato de carne e sobremesa, varia todos os dias, inspirado na Herdade, naquilo que a terra tem para oferecer e na inspiração do momento. Todas as refeições contam com opções gluten-free, vegetarianas e veganas.

0
Would love your thoughts, please comment.x