Por a 9 Dezembro 2022

Como um origami rectangular de betão aparente, a “Casa Pátio” é uma residência em Melbourne, na Austrália, que teve como ambição de projeto, um desenho de expressão calma e de funcionalidade perfeita.

Projeto: FGR Architects / Fotografias: Peter Bennetts

Discretamente elevada da rua, a “Casa Pátio” – nome como foi apelidada -, é uma residência assinada pelo escritório FGR Architects, que teve como ambição, ao nível do seu desenho, expressar calma e oferecer uma funcionalidade perfeita.

Assemelhando-se a um origami, a geometria em betão e as aberturas de vidro – pensadas por medida de forma a proporcionarem privacidade -, criam alguma curiosidade a quem passa.  Se a vista da paisagem urbana que envolve a casa é, em grande parte privada, os interiores florescem poeticamente com uma materialidade cálida.

Composta por uma série magistral de espaços concertados, a casa adota o clássico modelo mediterrâneo de um pátio central, e prospera na privacidade externa e na experiência interna, ao mesmo tempo que promove momentos de quietude e exuberância.

Como se de um oásis se tratasse, a água é o foco do pátio. Luz e sombra, são dois elementos que aparecem por toda a parte. E a escolha de materiais contida, celebra uma crueza sofisticada.

A casa funciona como uma série de espaços de convivência muito bem proporcionados. Existem opções flexíveis para abrir e fechar interiores com paredes de vidro deslizantes que proporcionam uma relação imersiva com a piscina, o pátio e a luz do sol. Da mesma forma, a casa pode ser fechada, se assim for necessário, para mediar condições climáticas adversas e otimizar o desempenho térmico.

Os principais espaços de convivência irradiam do pátio – uns mais abertos, outros mais discretos. Todos oferecem serenidade e inspiração para uma vida familiar.

0
Would love your thoughts, please comment.x