Por a 2 Dezembro 2022

A última edição já está nas bancas e celebra um percurso de sucesso, com três projetos de interiores em Portugal, de Norte a Sul, e uma mão-cheia de sugestões para a sua casa: espaços interiores e exteriores, mobiliário e acessórios para o seu moodboard pessoal. Do jardim ao quarto, da sala de estar ao corredor, passamos em revista alguns dos melhores projetos publicados e relembramos aos nossos leitores os detalhes e a criatividade de todos os que estiveram implicados na sua conceção.

a casa da capa, pelo atelier de Joana Aranha

O estúdio de Joana Aranha teve carta branca para reimaginar os espaços e proporcionar aos proprietários desta casa um dia-a-dia tão confortável quanto possível. Como nos escrevem, a equipa deixou-se inspirar pela incrível mancha de verde que circunda o edifício, onde camélias, plantas de várias espécies, musgos e árvores, além de uma churrasqueira e da piscina, contribuem para um habitar tranquilo e requintado.

Pedro Ferreira Fotografia

O cenário natural é tão preponderante que o verde não se fica pelo jardim, pelo contrário, invade a casa e tinge rodapés, portas e até interruptores – todas as portas pensadas à medida para o interior da casa foram pintadas à trincha na cor do musgo.

Casa Santa Susana

O atelier Atelier Holcnerova, liderado por Lenka Holcnerova, assina o projeto de remodelação desta casa, adquirida pelos atuais proprietários em meados dos anos 90 a um arquiteto, que ali antes morava. A família procurava um refúgio fora de Lisboa, que pudesse trazer calma e serenidade. Fotografia de José Manuel Ferrão.

Casa NaMora

Os arquitetos Filipe Pina e David Bilo assinam o projeto de arquitetura desta casa concluída em 2022, rodeada pela paisagem serrana, não muito distante da freguesia de Gonçalo, na Guarda.

Com um área total de 320m2, localizada num abrigo natural no vale do sopé da Serra da Estrela, e próximo da freguesia de Gonçalo, numa zona igualmente conhecida pelo nome de Mora, a propriedade agrícola, com aproximadamente 18 hectares, rodeada de uma densa floresta de espécies pináceas, apresenta-se cuidada e preservada, nomeadamente através da atividade agrícola nela desenvolvida.

No centro, destaca-se uma pequena pré-existência de granito construída em meados do século XX, a qual foi tomada como ponto de partida para este novo projeto. A necessidade de um novo programa habitacional não deveria descurar a atividade desenvolvida na quinta, pelo que, num primeiro gesto, optou-se por separar o antigo do novo.

Sonhos de feijão-verde

150 gr de feijão verde 
100 gr de farinha de trigo
100 gr de farinha de amido
10 gr de fermento em pó
2 Ovos
1 Cebola
50 ml de cerveja
50 ml de água com gás
Salsa q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Preparação

Corte o feijão-verde em tiras fininhas e leve a cozer.
Separe as gemas das claras de ovo. Junte as gemas de ovo à farinha de trigo, a farinha de milho e o fermento em pó. Acrescente a água com gás e a cerveja. Bata tudo bem com uma vara de arames. Adicione o feijão-verde, a cebola e a salsa picada finamente. Tempere com sal e pimenta moída.

Bata as claras de ovo em castelo e envolva no preparado anterior. Numa frigideira larga, aqueça o óleo e frite os sonhos com ajuda de uma concha de sopa e deixe alourar. Retire e deixe escorrer bem em papel absorvente.

Sugestão: Maionese com raspas e sumo de lima

Grande tema

O nosso arquivo de casas soma muitos projetos de sucesso, em cenários lindos, na praia ou no campo. Reunimos algumas das imagens que melhor ilustram a criatividade e a beleza de espaços, interiores e exteriores e peças de mobiliário e acessórios que podem ajudar a inspirar os que sonham redecorar ou construir a sua próxima casa de férias.

Estas e outras inspirações, na sua revista, já nas bancas.

Não deixe escapar esta edição de colecionador, e faça a sua assinatura aqui.

0
Would love your thoughts, please comment.x