Por a 2 Novembro 2022

Quando pensamos no estilo industrial, pensamos em a serralharia e cimento e, consequentemente, muita personalidade mas nem tanto conforto. O apartamento que mostramos de seguida, conseguiu o melhor de dois mundos aliando materiais “quentes” como a madeira natural, o tijolo e detalhes em pele.

Projeto: Fernanda Medeiros e Carolina Mendonça / Fotografias: Lilia Mendel

Com 117 m2 este apartamento foi alvo de uma remodelação que incidiu sobre as áreas sociais e os quartos. “Praticamente não houve obras. Trocámos os rodapés, refizemos a pintura e aplicámos papel de parede. Mesmo sendo um apartamento alugado, a cliente queria investir em madeiras, por isso desenhámos algo simples, que fosse possível desmontar e voltar a montar numa outra casa e deixando assim também orçamento para investir em móveis de qualidade, com um design intemporal”, contam as arquitetas autoras do projeto.

 “A cliente queria que todo o apartamento tivesse um ar industrial. Também gostámos do estilo, mas tínhamos pensado em algo mais acolhedor para ela e para o filho”, acrescentam. A solução encontrada foi a de investir em materiais que “aquecem” o ambiente – como a pele, o tijolo e a madeira natural, equilibrando os mesmos com o betão e o metal preto.

Outro pedido da cliente foi o de transformar um dos quartos num atelier. “Criámos este espaço a partir de móveis em madeira de demolição, ferro e objetos antigos que faziam parte do acervo pessoal da moradora”, explica Fernanda Medeiros.

Mas os desafios não ficaram por aqui, foi ainda pedido que o quarto do filho com nove anos, fosse igualmente remodelado. Neste caso, a solução foi combinar a cabeceira em pele e cor de caramelo, com papel de parede em xadrez e móveis de ferro e madeira.

Como se trata de um apartamento alugado, não houve modificações na planta. A cozinha e os espaços de banho permaneceram como eram, a sala e os quartos foram remodelados e um quarto de serviços foi transformado para arrumação.

No que diz respeito à decoração, destacam-se o sofá da sala de estar, em pele e cor de caramelo com aspecto envelhecido e com pés de metal e o móvel com portas de palhinha. No quarto principal, a estrutura de ferro da cama é o grande destaque.

0
Would love your thoughts, please comment.x